Escoteiros organizam ação para arrecadar alimentos

Ação, neste sábado, integra atividade distrital e visa ajudar o asilo recanto da vida

0

Aproveitar o isolamento social para fazer o bem. É assim que o grupo de Escoteiros Botucaraí resolveu aproveitar o período da pandemia de coronavírus – que desde o mês de março vem afetando as atividades, não só do escotismo -, e agir em prol de uma campanha para lá de especial: o Mobiliza 19.

Organizado pelo 19º Distrito Escoteiro, que abrange, além do grupo de escoteiro candelariense, grupos de cidades da região dos Vales, como Sobradinho, Vera Cruz, Lajeado, Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, e Rio Pardo, o Mobiliza 19 consiste em uma série de atividades que ocorrem a nível regional e valem pontos. Essas ações têm como objetivo mobilizar o movimento escoteiro da região em meio à pandemia e promover campanhas de cunho social àqueles que mais precisam.

Em Candelária, o Grupo de Escoteiros Botucaraí está mobilizado para a realização de uma das tarefas da atividade distrital. Essa atividade tinha duas opções de escolha: uma era de doação de sangue e a outra, a qual foi escolhida, a de arrecadação de alimentos para serem doados a alguma entidade do município.

Conforme a chefe-presidente do grupo, Solange Borstmann, a opção pela arrecadação de alimentos se deu pela falta de um banco de sangue no município e, também, para que o grupo pudesse ajudar o asilo Recanto da Vida. “Em uma reunião virtual decidimos por optar em oferecer uma ajuda ao asilo. A pandemia tem prejudicado as doações e a captação de verba na instituição, então vimos nessa oportunidade uma chance de nós, escoteiros, também ajudá-los”, destacou.

COMO PARTICIPAR?
A atividade, que está sendo chamada de “Campanha de Gêneros Alimentícios ao Recanto Da Vida”, irá ocorrer neste sábado (3), na sede do grupo, localizada na Rua Lopes Trovão, nº388, das 14h às 17h. A ideia é que os interessados levem quilos de alimentos até o local. Quem não puder, basta entrar em contato com algum componente do grupo escoteiro ou diretamente na página do Facebook dos Escoteiros Botucaraí, que irão fazer a busca na residência.

Nesta atividade, somente os escoteiros adultos irão fazer a arrecadação, em decorrência da pandemia. As crianças participam de forma virtual, assim como ocorrem os encontros semanais do grupo, mobilizando a comunidade para as doações. “É importante todos nós participarmos, mesmo que de uma forma limitada. Esta é uma das leis do escotismo, fazer uma boa ação, então sempre que tiver alguma atividade, temos que contribuir de alguma forma”, ressalta a chefe-administrativa do Escoteiros Botucaraí, Angela Durrewald.

As chefes ainda destacam que a participação da comunidade é fundamental para que a atividade seja cumprida, inclusive nas redes sociais, onde a campanha está sendo divulgada. “Precisamos atingir mais de 200 compartilhamentos até o final de semana, e se conseguirmos atingir a meta, cumprimos a atividade e somos classificados como padrão ouro, assim como ocorreu em 2019”, salientou a chefe Angela.

Atividades estimulam a solidariedade

Além da arrecadação de alimentos que irá ocorrer neste final de semana, o grupo de Escoteiros Botucaraí já vem há algum tempo realizando atividades para ajudar as entidades do município. Há cerca de duas semanas, o grupo promoveu uma atividade para angariar materiais de higiene e limpeza, que também teve como destino o asilo Recanto da Vida.
A atividade ocorreu no formato drive-thru e fez parte de uma das tarefas do 8º Jamboree Nacional e da 2ª Caçada Nacional, eventos que ocorrem todo ano e integram o calendário de atividades escotista. Neste ano, contudo, as atividades foram realizadas de forma virtual devido à pandemia.
Entre os itens arrecadados, além dos materiais de higiene e limpeza, que incluem desinfetantes, papel higiênico e sabonetes, também foram doados um colchão e uma cadeira de rodas para os residentes do asilo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui