Doses da Coronavac terminam em poucas horas

Informação foi confirmada pela secretaria de Saúde, que comunicou também a suspensão da aplicação da AstraZeneca em grávidas

0
Novas doses da Coronavac devem chegar ainda nessa semana. (Foto: Instituto Butantan/Divulgação)

A aplicação da segunda dose da vacina Coronavac em pacientes com a imunização agendada para o dia 29 de abril foi retomada nesta terça-feira (11). Contudo, antes do meio-dia, a secretaria municipal de Saúde informou que o estoque tinha se esgotado. O município recebeu nessa semana apenas 180 doses da vacina e é a terceira vez que a imunização é interrompida por falta de vacinas. O Ministério da Saúde informou que será repassado aos municípios um novo lote ainda nessa semana, para continuação da aplicação da segunda doses em pacientes com vacina atrasada.

A secretaria de Saúde comunicou que segue a aplicação da primeira dose em pessoas acima de 40 anos com alguma comorbidade com as demais vacinas disponíveis. Contudo, a pasta suspendeu a aplicação da AstraZeneca/Fiocruz em grávidas. A recomendação foi da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para todo o país. A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades.

Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a Coronavac e a Pfizer. Em nota, a agência reguladora disse que a orientação é que “seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país”. A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here