Dia do Meio Ambiente será lembrado com ações de conscientização

Um dos principais destaques será a instalação de ecopontos em repartições públicas e estabelecimentos do município

0
Albino Gewehr: iniciativa busca orientar sobre a necessidade de se preservar a natureza. Foto: Marcel Lovato/JC

O Dia Mundial do Meio Ambiente, na próxima quarta-feira (5), será lembrado com duas importantes ações no município. A partir das 9 horas, o Auditório da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic) receberá o lançamento do projeto “Ambienta Candelária” — uma ação de gestão pública integrada com foco direcionado para iniciativas de preservação ambiental —, palestra com a apresentação dos primeiros resultados da coleta seletiva “Recicla Candelária”, lançada em março, bem como a entrega dos materiais de divulgação dos Ecopontos de coleta de materiais. Grande parte da plateia deverá ser composta por estudantes de várias instituições de ensino da cidade.

Posteriormente, será a vez da Rua Coberta receber uma atividade alusiva ao tema. Conforme o diretor do departamento de Meio Ambiente, Albino Gewehr, vai ocorrer um mutirão de coleta de eletroeletrônicos, além da distribuição de mudas de árvores nativas. Um tablado estará disponível para a população destinar geladeiras, fogões, televisores e outros materiais que não possuem mais serventia. A intenção é justamente evitar que sejam colocados em via pública irregularmente.

Se você quiser se desfazer de um móvel ou eletrodoméstico ainda em funcionamento, poderá destiná-los ao Gabinete da Primeira Dama. A prefeitura também pode ser contatada para fazer o recolhimento. Os materiais serão doados para pessoas que vivem em vulnerabilidade social, guardados para vítimas de eventuais desastres naturais ou mantidos como reserva para outras eventualidades.

Ecopontos

A instalação dos ecopontos vai acontecer no mesmo dia dos eventos e será feita tanto em estabelecimentos quanto em órgãos da administração municipal. Ainda não é possível mencionar a quantidade final de pontos de coleta, pois as adesões continuam ocorrendo e vão ser fechadas apenas às vésperas do lançamento. Nas caixas – que são semelhantes áquelas encontradas nas farmácias – poderão ser depositados, em especial, lâmpadas fluorescentes, televisores, pilhas, baterias e demais eletrônicos em geral, visto que são constituídos por peças altamente agressoras à natureza. Entretanto, serão aceitos também medicamentos, pomadas, perfumes, pneus e eletrodomésticos.

Logística

Albino destaca que o sistema é bem organizado. Seu ponto de vista se baseia a partir de um acordo firmado – sem custos para o município -com uma empresa privada que recolherá os materiais nos locais de coleta e irá levar para a reciclagem em Cachoeira do Sul. Posteriormente, será destinado para depósito em uma vala hermética localizada em Santa Maria. Essa estrutura é constituída amplamente por concreto e isolada o suficiente para impedir a entrada de ar e a poluição do solo.

Além de dar visibilidade, a iniciativa visa conscientizar os candelarienses sobre a importância de evitar o descarte irregular e, claro, a contaminação ambiental. “Com a implantação dos ecopontos e a ampla divulgação, não haverá desculpa para jogar os resíduos em locais inadequados. Nossa intenção é iniciar uma mudança de cultura nos candelarienses, a partir da disseminação das informações”, ressaltou Albino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui