Para marcar o Dia do Advogado, comemorado nesta sexta-feira (11), o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Candelária, Willian Diego Aggens, anuncia uma boa notícia para a comunidade jurídica: a confirmação de que a seccional da OAB/RS já liberou os recursos, e está elaborando o projeto para a construção da sede da OAB de Candelária. O prédio será edificado na rua Amândio Silva, nos fundos do Fórum, no bairro Rincão Comprido, em terreno doado pela prefeitura.
Conforme Aggens, o prédio deverá ser construído com peças pré-moldadas com previsão de início da obra ainda neste ano. “Já estamos conversando com o arquiteto responsável que está realizando ajustes no projeto. Solicitamos a construção de uma sala para atendimento específico de mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica, pois teremos duas advogadas da nossa comarca que irão realizar especialização e treinamento para este tipo atendimento, e o acréscimo de um estacionamento interno para até quatro veículos na parte interna da sede”, adiantou o presidente. O projeto está sendo refeito e após ser encaminhado para análise e posterior aprovação da subseção de Candelária, a obra terá início com previsão de conclusão no período de seis a oito meses. “O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, nos disse que é seu objetivo concluir a sede até o término de sua gestão, no final de 2024”, frisou.
Atualmente a OAB atende os advogados em uma sala cedida pelo Fórum local com uma funcionária contratada pela subseção local para auxiliar os advogados em suas demandas jurídicas.

COMISSÃO DE ÉTICA
De acordo com dados da OAB de Candelária, o município conta atualmente com 112 advogados registrados, sendo 64 mulheres e 47 homens. Nos últimos cinco anos, a OAB contabilizou o ingresso de 37 novos advogados, sendo na sua maioria jovens que escolheram seguir na profissão. Como a subseção de Candelária ultrapassou a marca de 100 advogados registrados, a nova diretoria precisou constituir uma comissão de ética, composta por 12 advogados, sendo seis homens e seis mulheres. Com um ano de atuação, a comissão de ética da OAB de Candelária já contabilizou seis casos registrados, onde um já foi arquivado e outros cinco seguem em análise. Os principais problemas examinados pela comissão estão relacionados a denúncias contra advogados pela falta de andamento e negligência na condução de processos, e os demais por publicidade irregular e em desconformidade às regras previstas no Código de Ética da OAB. “Tentamos orientar os colegas sobre o que pode e o que não pode, conforme o que preconiza a OAB/RS. Buscamos sempre o diálogo, pois ninguém quer que o colega tenha uma mancha em seu currículo e sofra uma sanção disciplinar. Se a conduta irregular for reiterada, somos obrigados a instaurar o processo, que é analisado pela comissão de ética com julgamento final pelo tribunal de ética da OAB”, explica o presidente.
Saiba mais
Nesta sexta (11), a subseção da OAB de Candelária realizará um jantar de confraternização ao Dia do Advogado, na sede da Arena Sports, no bairro Rincão Comprido.
Também neste mês está prevista a realização de uma palestra, com data a ser definida, voltada aos advogados que integram a subseção. Para o futuro, o presidente confirmou o interesse em promover mais eventos com áreas específicas do direito para os advogados.