O Dia Internacional das Mulhes celebrado, anualmente, no dia 8 de março, terá programação especial em Candelária. A Prefeitura por meio da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e do Departamento de Cidadania e Paisagismo juntamente com a Associação de Mulheres Rurais, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/RS promovem neste sábado (9), o Encontro Municipal das Mulheres. O evento será no Parque Municipal de Eventos Itamar Vezentini, com início da programação prevista para às 9h.
A proposta do evento é receber mulheres da cidade e interior do município e da região para um momento de integração, conhecimento, descontração e muita alegria. Serão ofertadas palestras com temas relacionados às mulheres, show de humor, escolha da mulher rural e baile, tudo gratuito.
A programação iniciará às 8h30, com a recepção das mulheres no Parque. A abertura oficial está programada para às 9h e, na sequência, acontecerão duas palestras, a primeira abordando o tema violência contra a mulher, com a comandante da Brigada Militar de Candelária, capitã Quelen Brondani e após, Marinês Kittel trabalhará o tema empreendedorismo rural. Para descontrair, às 10h30, Roger Castro sobe ao palco com a personagem “Dona Literata” para um show de humor e, ao meio-dia será servido o almoço.
Durante o evento, também acontecerá a comercialização de produtos de alimentação e artesanato produzidas pelas mulheres da cidade e interior, no Ginásio Ivo Mainardi.
De acordo com o diretor de Cultura do município, Matheus Haetinger, o evento promete ser enriquecedor, repleto de oportunidades para adquirir conhecimento com palestras e interações bem proveitosas para o público, além de muita diversão. “Será um evento bem bacana, focado no público feminino e em comemoração ao Dia das Mulheres. Foi uma ação pensada pela primeira-dama Cleonice, juntamente com a secretaria e parceiros, pensando em trazer informação e lazer para elas”, adianta Matheus.
SOBERANAS RURAIS
O ponto alto do encontro será a escolha das Soberanas Rurais, que ocorre a partir das 13h30. Ao total, 15 mulheres estão inscritas para ocupar o cargo de rainha, princesas e simpatia rurais. Todas as candidatas representam algum grupo de mulheres rurais do interior de Candelária, possuem mais de 35 anos, residem no meio rural e são agricultoras em tempo integral e substituirão as atuais soberanas rurais eleitas em 2023: Ediane Vargas Soares, Daniele Zimmermann, Luciana Cristina do Couto e Joice Maria Goelzer.
A festa para enaltecer o poder feminino encerrará com baile animado pelo Trio Classe A.
Saiba mais
CONHEÇA AS CANDIDATAS E GRUPOS QUE REPRESENTAM
>> Jucelaine Neusa Borstmann (Unidas do Botucaraí);
>> Silvana Carine Volmer (Sempre Unidas);
>> Daiane Batista da Silva (Caminho da Paz);
>> Marli Paranhos Richardt (Guerreiras do Vale);
>> Rosemara Rosangela Rusch (Em busca da paz e da igualdade);
>> Adriana Saraiva Lopes (Grupo Fenix);
>> Gladis Rutsatz Wendler (Grupo Bem Estar);
>> Jucí de Vargas Cezar (Lutar e Vencer); >> Rosane Klaus Loewe (Boa Amizade); >> Alveni V. Priebe (União e Amizade); >> Judit da Silva Loewe (Girassol);
>>Inês R. Rodrigues (Nova Geração);
>> Joelma Quoos (Estrelas da Serra);
>> Carla Roberta Schurer Ziemann (Boa Esperança);
>> Leonida de Moraes Calheiro (Amigas para Sempre);
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
8h30 – Recepção
9h – Abertura Oficial
9h30 – Conversa sobre violência contra a mulher – Capitã Quelen Brondani
10h – Conversa sobre empreendedorismo rural – Marinês Kittel
10h30 – Show de humor com a Dona Literata
12h – Almoço
13h30 – Escolha da nova corte rural
15h30 – Baile animado com a banda Classe A
18h – Encerramento