Dia D de prevenção ao sarampo será realizado neste sábado

Durante o dia todo, das 8h às 17h, o Pam Central estará aplicando as vacinas contra a doença em crianças de 6 meses a 5 anos de idade

0
Campanha contra a doença ocorre desde o último dia 7 e deve se estender até a próxima sexta-feira (25) Foto: Arquivo/JC

A secretaria de Saúde de Candelária promove neste sábado (19), o “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. A ação ocorre a partir das 8h deste sábado (19), somente no Pam Central, localizado na Rua 25 de Agosto, nº 90.

As vacinas serão aplicadas durante todo o dia, até as 17h, sem intervalo ao meio-dia, e tem o objetivo de imunizar as crianças de seis meses a menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas ou que estão em atraso com alguma dose contra o sarampo.

O Dia D faz parte da campanha nacional de vacinação contra a doença iniciada no dia 7 de outubro em todo o país e que se estende até a próxima sexta-feira (25). A campanha é a primeira de duas etapas previstas pelo Ministério da Saúde para a aplicação das vacinas em públicos-alvo mais suscetíveis à doença: crianças de seis meses à cinco anos de idade e jovens de 20 a 29 anos.

Normalmente, a primeira etapa da vacina é aplicada logo que a criança completa o primeiro ano de idade, mas como há um princípio de surto no país, esse prazo foi antecipado como forma de precaução, ainda mais se tratando de um público em que as complicações do sarampo são mais presentes.

A enfermeira responsável pela vacinação em Candelária, Franciele Schwantz Moraes, destaca que o Dia D é um passo importante para a prevenção da doença no município. “Estamos mobilizados e divulgando a data, ainda mais se tratando de uma doença que está ganhando uma proporção grande no país, para quem está dentro deste grupo de risco, é importante que venha até a UBS e realize a aplicação da vacina e a regularização da caderneta”, ressalta.

SEGUNDO GRUPO
Em novembro, será a vez de atualizar a carteira de vacinação dos jovens entre 20 a 29 anos. Esta será a segunda etapa da campanha e será realizada entre os dias 18 e 30 do próximo mês. O Dia D para esse grupo será realizado no dia 30.
Ainda está previsto, sem data definida, a terceira etapa da campanha, dessa vez voltada para adultos de 30 a 49 anos.

VACINAS
Além do Dia D, o Pam Central realiza todos os dias, de segunda a sábado, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h a aplicação da vacina. Não existem fichas, e é feita de acordo com a ordem de chegada dos interessados em realizá-la.

A divulgação já vem sendo feita desde setembro, quando havia a possibilidade de fazer a vacina no período da noite durante todo o mês passado na unidade de saúde, porém com o início da campanha, a baixa procura no período noturno e a possibilidade de ser realizada aos sábados, no dia D, a opção foi descartada.

A vacina contra o sarampo é a chamada tríplice viral, por isso corresponde a outras duas doenças: a rubéola e caxumba, que assim como o sarampo, são de fácil contaminação e é transmitida de pessoa para pessoa.

META
Em Candelária, o Pam Central tem trabalhado com a meta de alcançar 95% da população alvo da campanha, visto que os grupos da primeira e da segunda etapa são considerados mais suscetíveis para complicações do sarampo, principalmente os da primeira etapa, onde dos quatro óbitos registrados este ano, três foram em crianças menores de um ano.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS DO SARAMPO:

>> Seus sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso, após 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que se espalham pelo corpo. Com o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

>> O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. Casos suspeitos devem ser informados imediatamente às secretarias municipais de Saúde ou em um posto mais próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here