
Um mutirão de coleta de lixo foi realizado na manhã da última terça-feira (18) por integrantes do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura. Conforme o diretor do setor, Albino Gewehr, o procedimento ocorreu em três pontos nos quais estão concentrados os focos de poluição na zona urbana: na rua Borges de Medeiros, ao lado do Estádio Darcy Martín, na rua Santo Antônio, no bairro Rincão Comprido, próximo ao CTG Sentinela dos Pampas, além do bairro Ewaldo Prass. A reportagem do JC acompanhou boa parte da atividade e registrou o tamanho da falta de educação de uma parcela dos candelarienses.
Os resíduos, vale ressaltar, foram descartados indevidamente e rapidamente ficaram acumulados. Essa operação contou com o auxílio do caminhão de lixo, patrola e caçamba, além do trabalho manual dos funcionários. Além de Albino, a atividade contou com o auxílio do secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marco Treichel, engenheiro ambiental, Roberto Pilz, fiscal ambiental Fernando Schmidt e o presidente Conselho Municipal de Meio Ambiente, Alcioni de Castro. Todos os participantes utilizaram luvas e sacos plásticos.
Além do mau cheiro – por vezes insuportável – foram encontrados os mais diversos materiais, de fraldas usadas até animais mortos. Os casos mais emblemáticos ocorreram na rua Santo Antônio e no Ewaldo Prass, onde a montanha de sujeira era tão grande que foi necessário trancar a passagem de veículos para fazer o recolhimento mais adequado. Para justificar o descarte incorreto dos resíduos, moradores das proximidades apontaram os possíveis responsáveis, mas como era de se esperar, ninguém assumiu a responsabilidade.
O secretário Marco Treichel lamentou a postura de parte da população, se disse triste com o cenário observado e destacou que este comportamento não será mais tolerado pela administração municipal, justamente por significar a contramão do que está sendo feito. Sendo assim, a única saída será o estabelecimento de punições aos infratores. Albino explicou que a ação visa conscientizar as pessoas, pois com o Recicla Candelária em pleno andamento, não há explicação plausível para tais atos.
Mais coletas
Na manhã de quarta-feira (19), um mutirão de coleta de eletroeletrônicos – televisores, computadores, geladeiras, freezers, fogões, secadores, liquidificadores, ventiladores – foi realizado ao longo da ERS-400. O roteiro iniciou pelo Ginásio da Vila União, passou pela Escola Municipal de Ensino Fundamental, Adolfo Karnopp, na Picada Karnopp, acesso ao Arroio Grande, Alto Passa Sete e capela São Pedro. As pessoas que tiverem dificuldades para carregar os eletro eletrônicos aos pontos de coleta, podem sinalizar na entrada de suas propriedades que será coletado pela equipe da Prefeitura Municipal.
Esse mutirões do interior contam com o apoio e mobilização do STR, Acanjur e Lideranças comunitárias. Na próxima quinta-feira (27), a partir das 9 horas, o roteiro passará pelas localidades de Travessão Schoenfeldt, Linha Brasil, Picada Ross, Linha Bernardino e Linha Curitiba. As rotas referentes ao mês de julho serão divulgados assim que houver as respectivas definições.
O Departamento de Meio Ambiente informa também, que em reunião com a empresa coletora dos resíduos urbanos, foi negociada a ampliação da coleta atendendo a comunidade da Vila Fátima, nas quintas-feiras (recicláveis) e sextas- feiras (lixo úmido, resíduos, papel higiênico, absorvente, fraldas etc). Já no bairro Marilene a coleta foi estendida em 300 metros rumo a Rua Daltro Filho.


