
Se o objetivo da maioria dos jogadores de futebol do Brasil é ir atuar na Europa, os brasileiros que jogam basquete tem o sonho de ir para o basquete dos Estados Unidos. É esse sonho que a candelariense do interior do município, Milena Fromming, começa a trilhar a partir dessa semana.
A atleta, que desde os 12 anos já batia a bola laranja nas quadras candelarienses e do Estado, embarcou nessa terça-feira (13), para o Kansas, no estado de Missouri, nos Estados Unidos, onde irá estudar e jogar pelo Cowley College, equivalente ao JR College. Lá ela ficará por dois anos aprendendo e se dedicando para chegar à maior liga de basquete universitário do mundo, a NCAA, que é a porta de entrada para qualquer atleta que deseja chegar à liga principal, a WNBA.
O INÍCIO
O caminho de Milena até as quadras americanas começou ainda em 2013, quando iniciou os treinamentos e a participar de competições regionais pela Associação Esportiva Flyboys.
Nesse ano, inclusive, ela foi uma das peças fundamentais para a conquista do primeiro título gaúcho do Flyboys. Antes disso, ela já havia sido atleta destaque nas categorias mirim, infantil e juvenil das Olimpíadas Estudantis de Candelária, pelo Colégio Ulbra Concórdia.
Pelo Flyboys, a atleta conquistou, além do Campeonato Gaúcho sub-13, o Campeonato Gaúcho sub-17 e o Campeonato Sul-americano de Clubes Série Prata, na categoria sub-14. Ela também coleciona o vice-campeonato gaúcho nas categorias sub-14 e sub-15, além do título dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul, o Jirgs.
SELEÇÃO GAÚCHA
Com o sucesso nas quadras, Milena alcançou a convocação para a Seleção Gaúcha de Basquete, onde se consagrou vice-campeã sul brasileira de seleções na categoria sub-17 com apenas 15 anos de idade, sendo uma das destaques da equipe.
O vice-campeonato regional chamou a atenção de outros clubes do país, como o Tupãense, de Tupã, em São Paulo, e o Pindamonhangaba, também de São Paulo, onde foi contratada e colecionou diversas finais e conquistas expressivas a nível estadual, como os Jogos Abertos do Interior de São Paulo, vencido por ela nos dois clubes.
Milena destaca que chegar na elite do basquete mundial sempre foi um objetivo em sua vida. “É um sonho estar aqui, a estrutura é muito boa e as pessoas respiram basquete.
Quando paro e penso, passa um filme na minha cabeça, desde o início onde tudo começou, o que parecia tão longe, e agora que estou aqui, vivendo este sonho. Estou tão feliz que não consigo nem expressar isso”. relata
O treinador de Milena no tempo em que ela pela equipe do Flyboys, entre os seus 12 e 15 anos, e nos últimos dois anos pela Seleção Gaúcha Sub-17, Ricardo Ellwanger, ficou feliz com a notícia. “Ela foi minha atleta desde pequena, para mim é um orgulho muito grande, porque era um sonho dela chegar a esse estágio, e isso me deixa muito realizado”, ressalta.
A candelariense ainda se disse agradecida por todo o apoio que recebeu ao longo dos anos. “Quando recebi a proposta, minha família me deu todo o suporte. Eles correram e fizeram de tudo para que desse certo, então sou muito grata a eles. Agradeço também a todos os meus treinadores, ao Ricardo, que desde o início me ajudou e me apoiou, à ULBRA, aos professores Noêmia e Flávio que sempre incentivaram o esporte e a todos que torcem pelo nosso basquete!”, completa.
