De olho nas eleições de 2020, partidos iniciam as articulações

Durante as convenções, as siglas realizam a renovação dos diretórios municipais e apresentações de novos filiados

0
O produtor rural Odilo Bernardy é um dos novos filiados do Progressistas. Fotos: Jaqueline Netto/JC, Marcel Lovato/JC e Arquivo

A temporada é de mobilizações partidárias, com a realização de uma série de convenções municipais. Em comum, a escolha do plenário da Câmara de Vereadores como palco das discussões. Na manhã do último sábado (18), os Progressistas realizaram o seu encontro, no qual escolheram os novos membros titulares e suplentes do diretório municipal, a composição da comissão executiva e os delegados que representarão os filiados municipais na convenção estadual do segundo semestre.

José Daltro Emmel foi escolhido como o novo presidente da sigla, a partir de um consenso entre os participantes. Embora seja filiado desde 2011, ele tem uma longa ligação com a sigla. O novo presidente afirmou ao JC que foi uma reunião de excelência, definida como “o pontapé inicial para um grande futuro”. Na sua visão, a convenção foi marcada por relevantes manifestações, receptividade e representa-tividade, pois integrantes de vários partidos também estiveram presentes.

Conforme Emmel, o seu mandato dará sequência ao trabalho das gestões anteriores, nas quais foram construídos sólidos alicerces que permitem a plena continuidade das ações. A ideia é fortalecer o partido, com a oxigenação de novas ideias e a mescla da juventude e experiência. Sobre a chegada de nomes como do produtor rural Odilo Bernardy e do ex-vereador e atual assessor de presidência da Câmara, Gilnei de Souza, o presidente considera se tratar de um grande acréscimo, mas fez questão de dizer que o conjunto é o mais importante e não se deve centralizar as discussões em um membro específico.

Ainda é cedo

Questionado sobre a eventual composição de uma chapa majoritária para 2020 encabeçada pelo próprio Odilo, Emmel disse que “todos aqueles que preenchem os pré-requisitos e almejam a condição de ser candidato são considerados pelo partido e essa definição, por conta de toda a importância envolvida, deverá ocorrer somente em meados de julho do próximo ano”. O comandante do partido salientou ainda que são trabalhados apenas os cenários absolutamente concretos, sem espaço para maiores especulações. “O nosso lema é dar oportunidade para todos, mas as pessoas devem estar dispostas a disputarem o seu espaço”, ressaltou Emmel.

Ele fez questão de dizer que considera muito prematura a abordagem do assunto, pois, mesmo que o foco obviamente esteja na futura eleição, se faz necessário trabalhar o presente. Além disso, eventuais mudanças podem acontecer em paralelo com as permanentes negociações. “A responsabilidade sempre vai de quem formula as teses e associações e é natural que os rumores aumentem com o passar dos meses. Mas o tempo se encarregará de mostrar os rumos do partido”, filosofou.

A seguir, a nova composição da executiva do Progressistas

>> Presidente: José Daltro Emmel;
>> 1° Vice-presidente: Claudio Gehres;
>> 2° Vice-presidente: Márcio Soares;
>> 1° Secretária: Alexandra Ribeiro Bini;
>> 2° Secretário: Dionatan Moralles;
>> 1° Tesoureiro: Elias Cassol;
>> 2° Tesoureiro: Sérgio Diehl;
>> Presidente da Juventude Progressista: Dionatan Moralles;
>> Presidente do Progressistas Mulher: Mara Fagundes;
>> Conselho Fiscal: C arlos Lindemann, Reno Gass e Sirlei Hilário Butzke;
>> Delegados escolhidos para a convenção estadual: Marco Antônio Larger e Alexandra Ribeiro Bini;

As próximas serão do PDT e PTB

Jaqueline: “Buscamos sempre somar ao invés de dividirmos”

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) também prepara a sua convenção. Conforme a presidente Jaqueline Teixeira, das 8 às 12 horas deste sábado (25) na Câmara, serão escolhidos os 11 membros titulares do diretório e três suplentes. Vão ser eleitos cinco novos representantes da comissão de ética e três do conselho fiscal, além de três suplentes em cada uma. A tendência é que seja escolhida uma chapa de consenso, com a manutenção da maior parte dos nomes. Apenas os vices deverão ser trocados. Haverá a apresentação de novos nomes e as primeiras conversas com vistas ao pleito do próximo ano.

Jaqueline n ão adiantou quem vai ingressar na sigla, mas garantiu que alguns deles possuem relevante expressão no município. Uma das pretensões é o reforço da juventude pedetista.

Sobre as eleições de 2020, a presidente não descarta a apresentação de um nome para integrar uma eventual chapa majoritária. Todavia, a probabilidade é que a sigla repita os movimentos da corrida eleitoral passada, ou seja, componha uma coligação. “Neste momento, nós entendemos que é melhor unir forças e pensamentos em prol da população, em vez de dividir. Para um município do porte de Candelária, não é viável ter tantos candidatos”, analisa Jaqueline.

No que diz respeito ao Legislativo, a princípio, a missão é manter as duas cadeiras conquistadas em 2016. Porém, a principal missão gira em torno do aumento da representatividade, a fim de ampliar a atuação do partido no município e, consequentemente, participar de forma mais ativa das discussões locais.

Presença de deputados

Na próxima quinta-feira (30), entre 18h30 e 21 horas e também no legislativo, será a vez do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) definir os 27 membros titulares do diretório municipal e nove suplentes. Será possível registrar uma chapa para a presidência do partido até 48 horas antes do encontro. Conforme o edital de convocação, caso haja apenas um candidato, a votação, a princípio secreta, será aberta e todos os presentes poderão participar.

Jorge Willian garante um forte planejamento para o próximo ano

De acordo com o presidente municipal e vereador, Jorge Willian Feistler, o PTB é o terceiro maior partido em número de filiados, com 611 nomes, e o que mais encaminha recursos para benfeitorias no município. Para a convenção, estão confirmadas as presenças do ex-deputado federal Sérgio Moraes e dos atuais parlamentares Kelly Moraes e Marcelo Moraes, ocupantes de cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, respectivamente.

Embora não tenha entrado em detalhes sobre o encontro, Jorge Willian afirmou à reportagem do JC que existe uma busca intensa por novos nomes e um planejamento forte para as eleições de 2020. Recentemente, foram feitos convites ao casal Lauro e Jussara Mainardi – atualmente sem partido – e aos vereadores Ilceu Pohlmann (MDB) e Jaira Diehl (PSB). Em ambos os casos, ainda não teria havido respostas. Segundo o presidente, uma das metas do partido para o próximo pleito é aumentar a bancada na Câmara, que atualmente é de duas cadeiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui