
Para que o abastecimento de água se mantenha dentro da normalidade em Candelária, a Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan), juntamente com a prefeitura municipal, irá construir uma barreira temporária para elevar o nível de água no ponto de captação no rio Pardo. Hoje o local está com apenas 70 centímetros de água, enquanto o normal seria de 2,30 metros.
A ideia é elevar em mais 50 centímetros o nível de água no local, deixando em torno de 1,20 metro de profundidade. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) autorizou a medida emergencial e na manhã desta quinta-feira (2), técnicos da companhia, juntamente com o gestor local da Corsan, Joanei Antonelli; o diretor de Meio Ambiente da prefeitura de Candelária, Albino Gewehr; e o secretário de Obras Públicas, Transportes e Trânsito, Gilvan Moura; estiveram conferindo o local.
Conforme o diretor de Meio Ambiente, o barramento será feito próximo de onde existia um antigo pontilhão. “Será uma barreira em formato da letra u invertido, que conforme os estudos dá maior sustentação e vai ajudar a concentrar mais água no ponto de captação”, ressaltou. A construção da barreira com cascalhos será iniciada neste sábado (4).

Importante população continuar economizando
Além desta ação emergencial que a Corsan e prefeitura estão realizando para evitar que a população fique sem água, o gestor local da Corsan reitera a necessidade da população colaborar economizando água. Entre as medidas está a orientação de um consumo consciente. “Evitar de lavar carro, calçadas, utilizar regador para molhar as plantas, regular a válvula da descarga, cuidar vazamentos e não utilizar água em grandes volumes são as nossas orientações para este período”, destacou Joanei Antonelli.