Corpus Christi: católicos demonstram fé através de doações

Santíssimo puxou uma singela procissão pelas principais ruas da cidade

0
Fiéis participaram da missa de Corpus Christi, respeitando os protocolos. (Fotos: Heloisa Corrêa)

Na tradição católica, essa quinta-feira (3) foi dedicada a honrar o Corpus Christi. Outrora, belíssimos tapetes eram confeccionados para cobrir as ruas da cidade, para que o Santíssimo Sacramento fosse levado sobre eles. A pandemia de coronavírus, porém, extinguiu a possibilidade de que esse costume se repetisse neste ano.

Mesmo assim, os fiéis compareceram à missa e, posteriormente, acompanharam a singela procissão do Santíssimo em carro aberto, que abençoou os quatro cantos da cidade, em especial o Hospital Candelária e o Centro de Atendimento a Pessoas com Sintomas Respiratórios.

Santíssimo circulou pelas principais ruas do município

Sem os tapetes, os católicos demonstraram sua fé através de doações de alimentos não perecíveis, destinados ao movimento Candelária Solidária. A ideia surgiu a partir da Semana de Ativismo Contra a Fome, organizada por todos os bispos do Rio Grande do Sul, que encerrou ontem. Assim como em Candelária, diversos municípios se organizaram para realizar ações solidárias.

Tendo em vista que a celebração de Corpus Christi rememora a transformação de Jesus Cristo em pão (a hóstia sagrada), a Igreja convidou os cristãos católicos a estender a mão para os irmãos que estão enfrentando as dificuldades impostas pela fome, ainda mais no contexto de pandemia. Isto é, ao invés de expor tapetes e altares, a proposta era honrar o Corpo de Cristo ajudando o próximo.

População atendeu ao chamado e doou alimentos

Pelo menos 60 pessoas se envolveram no recolhimento de alimentos, realizado de forma simultânea à procissão do Santíssimo e em praticamente todas as ruas da cidade. Ainda não há informações sobre a quantidade total arrecadada. Tudo será separado e organizado em kits, para ser entregue a famílias cadastradas na secretaria de Assistência Social e Habitação.

Funcionários do hospital acompanharam a bênção

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here