Conselheiros tutelares eleitos em outubro são empossados nesta sexta-feira

Cerimônia aconteceu nesta manhã, na Câmara de Vereadores de Candelária

0
Equipe pretende trabalhar unida, para enfrentar as situações com responsabilidade. Foto: Heloisa Corrêa/JC

É a partir desta sexta-feira (10) que os conselheiros tutelares eleitos em outubro do ano passado vão começar a atuar em um dos órgãos mais importantes do município. Hindaiá Fernandes, Astor Gewehr Jr., Mara Fagundes, Marta Zilmann e Silvana Beise Brixner foram diplomados e empossados em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores, nesta manhã. De lá, já assumiram a nova função, que consiste em garantir o cumprimento da legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O plenário da Câmara ficou lotado durante a solenidade. Autoridades, representantes de entidades, diretores de escola e familiares dos conselheiros acompanharam os pronunciamentos, que, de maneira geral, agradeceram o trabalho dos antigos conselheiros tutelares e deram boas-vindas aos que assumiram o compromisso nesta sexta. Os novos guardiões das crianças e adolescentes candelarienses vão exercer a função pelos próximos quatro anos.

A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e presidente da Comissão Especial Eleitoral (CEE), Arlete Wagner, destacou que a comunidade de Candelária está comprometida com a causa de proteção aos menores e se sente feliz em saber que há um conselho tutelar bem estruturado. “O conselho é a porta de entrada do atendimento das crianças que são vítimas de violação de direitos de qualquer natureza. Eis a importância desse órgão”, afirmou.

A secretária de Assistência Social e Habitação e que coordena interinamente a pasta de Educação, Ginevra Haubert da Silveira, também ponderou sobre a importância do Conselho Tutelar dentro da rede de proteção, formada por diversos órgãos do município. “Vocês serão os olhos da sociedade”, comparou. Já a presidente da Câmara de Vereadores, Cristina Rohde, colocou o Poder Legislação à disposição dos novos conselheiros tutelares, para realização de ações de conscientização, principalmente em relação ao consumo de álcool e drogas. “É preciso pensar no futuro das crianças, porque elas são o futuro do município”, analisou.

O prefeito Paulo Butzge reconheceu a coragem dos conselheiros eleitos, pois colocaram o nome à disposição da comunidade. “Se mostraram capazes, com condições reais de zelar pelo que temos de mais precioso em Candelária: nossas crianças e nossos jovens. Então, agora é hora de desenhar o futuro deles”, considerou. Em nome dos conselheiros tutelares que assumiram nesta sexta-feira, falou a candidata mais votada na eleição realizada em outubro do ano passado, Hindaiá Fernandes. A equipe se comprometeu a trabalhar em equipe e resolver as situações que se apresentarem com responsabilidade. “Vamos manter um trabalho norteado pelo ECA, estudá-lo e comprendê-lo”, disse.

Os cinco conselheiros tutelares titulares foram diplomados, assim como a suplente eleita, Norma Braatz. Os diplomas foram entregues por membros do CMDCA. Houve ainda a assinatura do termo de posse pelos titulares, que lhes conferiu a possibilidade de começar a atuar imediatamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here