
O plenário da Câmara de Vereadores ficou completamente lotado na noite dessa segunda-feira (11). O motivo foi a homenagem a cinco personalidades femininas com o troféu “Heroína 365 dias por ano” em sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Mariéle Gomes Gross, Patrícia Loureiro Steffanello, Ivani Schieferdecker, Zoni Edilia Porto Rehbein e Zeni Ellwanger Richter foram as agraciadas neste ano.
A homenagem as cinco mulheres iniciou com os pronunciamentos dos vereadores líderes de cada bancada. O presidente Daniel Bernardy (PDT) parabenizou as homenageadas. “Vocês merecem todo o reconhecimento e carinho pelos trabalhos prestados na comunidade. Vocês são líderes e referências para outras mulheres pela força e coragem de enfrentarem os seus compromissos”, ressaltou Bernardy.

O proponente da lei aprovada em 2013, o vereador Marco Antônio Larger (Progressistas) também falou em nome da bancada. Ele destacou o momento como uma noite especial por poder homenagear mulheres que desenvolvem trabalhos em prol da comunidade. “Vocês representam outras tantas mulheres que poderiam estar aqui sendo homenageadas. Mas são vocês que se destacaram em 2018 pelo que fizeram em Candelária”, afirmou o proponente.
O prefeito Paulo Butzge também participou da sessão solene. Em seu pronunciamento o chefe do Executivo destacou que cada um das “guerreiras” homenageadas possuem particularidades, mas todas possuem o mesmo objetivo, o de ajudar a comunidade. “Cada uma possui a sua história, seu jeito e maneira de agir, de viver, de conduzir a vida, mas todas, indistintamente, com a história bonita construída degrau após degrau, até chegar no dia de hoje, quando se concretiza o reconhecimento da sociedade candelariense”, destacou o prefeito.

Em nome das mulheres, Ivani Schieferdecker foi quem primeiro se manifestou na tribuna e agradeceu a honraria. Ela, que realiza trabalhos junto à Igreja Assembleia de Deus, afirmou que todas as mulheres homenageadas desenvolvem atividades sociais com grande relevância para a comunidade candelariense. Citou algumas passagens bíblicas e finalizou dizendo que quando se faz algo a alguém, esses mesmos fazem algo de retorno.

Mariéle Gomes Gross também se pronunciou e dedicou o troféu as mães da Mandala Associação Pró-Autismo, a qual faz parte e cujo trabalho voluntário motivou a homenagem. “É uma alegria e honra receber esse troféu em nome de cada uma das mães e professoras que estão juntos nesta luta. Essas mães que são heroínas. Aquelas que conseguem abraçar o filho em meio às crises e se mantem firmes e tranquilas. Essa sim é heroína”, ressaltou.