Há 25 anos, ter um restaurante, em uma sede própria, não fazia parte dos planos de Valmir da Silveira, o Dóia. Naquela época, o bar localizado na esquina das ruas Thompson Flores e Lopes Trovão estava de bom tamanho para os amigos que se juntavam para o tradicional jogo de cartas. Aos poucos, porém, os lanchinhos caíram na graça da clientela e o negócio foi ganhando forma. A primeira iniciativa foi servir petiscos aos sábados pelo meio-dia; depois, os vizinhos passaram a solicitar o preparo de almoços e churrascos. E assim o Bar do Dóia passou a ser, também, restaurante e churrascaria.
Na última sexta-feira (21), a família reinaugurou o estabelecimento em um novo endereço. Localizada na Rua Bento Gonçalves, 219, a sede própria é a realização de um sonho compartilhado pelo Dóia, pela esposa Glaci Henker da Silveira, pelos filhos Jeferson André da Silveira e Jonathan Luis da Silveira, e pela nora Cláudia Pukaleski. Ao todo, são 292 metros quadrados, equipados para acomodar de maneira confortável – e sem empurra-empurra – cerca de 120 pessoas. “É o dobro do espaço e da capacidade que tínhamos no antigo prédio, na esquina das ruas 20 de Setembro e 18 de outubro”, comemorou Jeferson.
Lá, o restaurante ficou de 2006 até o início deste ano. O planejamento do novo prédio, contudo, começou há pelo menos sete anos. Mas foi em janeiro do ano passado que a construção se tornou uma meta a ser alcançada em curto prazo. Em junho, iniciou-se a obra inaugurada na sexta-feira passada. Nessa primeira semana de atendimento, a média de almoços servidos se multiplicou. Além da clientela fiel conquistada ao longo desses anos, muitas pessoas estão buscando o estabelecimento para conferir a boa fama da comida do Dóia. “A Churrascaria do Dóia é mais uma opção de boa gastronomia na cidade”, pontuou Glaci.
Uma novidade incluída no cardápio é a carne na chapa. Todos os dias, os clientes terão diversas opções de proteínas, para que ninguém fique sem comer algo que gosta em nenhum dia da semana. “Vamos servir coração, frango, carne de gado, carne de ovelha sempre, para atender as preferências da maioria”, explicou.
TRADIÇÃO CONTINUA
É difícil encontrar algum candelariense que não conheça o Bar, Restaurante e Churrascaria do Dóia ou, ainda, não tenha se deliciado com a comida caseira preparada por Dona Glaci e sua equipe, composta por, pelo menos, 12 pessoas. Ah, o bom atendimento também é marca registrada. Tudo isso vai continuar! Segundo Jeferson, o fluxo intenso de clientes – que chegou a causar fila em alguns dias – está sendo surpreendente e animador. “Felizmente, temos um espaço amplo, confortável para recepcionar todos que quiserem conhecer nossa nova sede”, comemorou Jeferson.
Conforme ele, com o passar do tempo, ele e a equipe já começam a conhecer os clientes, identificando os gostos e preferências. “Nossa marca registrada é o atendimento personalizado, bem familiar, de maneira que os clientes se sentem em casa. A deliciosa comida caseira também colabora muito para isso”, garantiu. Para melhorar ainda mais o atendimento, eles estão buscando, com os clientes, avaliações sobre as impressões da reinauguração. “Queremos críticas e elogios, para aprimorar o nosso trabalho”, enfatizou.
Filhos vão dar sequência ao legado
Os filhos de Dóia, Jeferson e Jonathan, já definiram o futuro profissional deles: dar sequência ao legado de trabalho e sucesso construído pelos pais. Os irmãos acompanham desde criança o serviço no bar e na adaptação constante do negócio. “Eles são um exemplo para nós. Trabalharam muito e agora estão colhendo frutos de sucesso. É quase que uma obrigação dar continuidade nisso”, afirmou.
Entre as lições aprendidas com o pai, Jeferson destaca o foco e a seriedade ao conduzir o negócio. Agora, que os quatro estão envolvidos no restaurante, a administração é feita em conjunto. Tudo é decidido com base no respeito e na troca de ideias. “E vamos atacando onde precisa, seja na cozinha, como garçom, no balcão”, relatou. Além desse apoio familiar, contam com os amigos e, principalmente, com os colaboradores. “Sem eles não teríamos nada disso”, afirmou Glaci.
Saiba mais
> Por enquanto, o Bar, Restaurante e Churrascaria do Dóia vai servir somente almoços, das 11h às 13h30. À noite, o local poderá ser sede de eventos, com cardápio preparado pela equipe da casa. Oferecendo churrasco de domingo a domingo, o cliente pode optar por espeto corrido, buffet livre e por quilo. Cada um ainda tem direito a uma porção de sobremesa.
>> O serviço de recebimento por cartão vai ser estabilizado em poucos dias, facilitando a vida dos clientes. O conforto também vai ser garantido pela climatização do restaurante.