
Um cavalo, voluntários e um sonho a ser realizado. Depois de muitos dias de luta e de empenho, o Centro de Equoterapia de Candelária vai, finalmente, começar os trabalhos terapêuticos no município. A solenidade de abertura oficial dos trabalhos será neste sábado (13), às 13h30 no Parque de Eventos Itamar Vezentini. Coordenado pelo grupo Cavalgada da Mulher Gaúcha, o projeto “Um novo caminho sobre patas” iniciará com cinco crianças.
Segundo a coordenadora do grupo, Lurdes Menezes, no primeiro momento serão atendidos crianças e adolescentes que integram a Mandala Associação Pró Autismo. Inicialmente, um cavalo irá auxiliar nos atendimentos que acontecerão uma vez por semana – a princípio sempre aos sábados à tarde no galpão aberto do Parque de Eventos. Em breve o grupo vai iniciar a construção de um pavilhão próprio para o projeto no terreno ganhado pela prefeitura.
Duas profissionais estão habilitadas a oferecer a terapia no município. A terapeuta ocupacional Maria Eduarda de Menezes e a educadora física Nádia da Rosa participaram no ano passado de um curso na Associação Nacional de Equoterapia (Ande) e com a ajuda de profissionais que já se disponibilizaram a voluntariar irão desenvolver o projeto. Segundo Lurdes, ainda é preciso mais voluntários e quem quiser ajudar pode entrar em contato com o grupo.
ADOTE UM CAVALO
Como a atividade não tem fins lucrativos e o Centro de Equoterapia de Candelária possui gastos para manter os atendimentos, a Cavalgada da Mulher Gaúcha está desenvolvendo uma ação para arrecadar dinheiro para os gastos com ração e o local para abrigo e cuidados com o animal que totalizam cerca de R$ 300 por mês. Para contribuir basta entrar em contato com o grupo.

SAIBA MAIS
>> O que é Equoterapia?
É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico.
>> Para que é indicada?
A prática da Equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os seguintes quadros clínicos: doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas; sequelas de traumas e cirurgias; doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; distúrbios de aprendizagem e linguagem.