Celulares piratas serão bloqueados em 10 estados

Operação visa combater o comércio e a falsificação dos aparelhos em território brasileiro

0

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai bloquear os celulares irregulares em 10 estados a partir deste sábado (8). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (3). Estão na mira do órgão regulador os aparelhos dos estados do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.

O principal objetivo da ação é combater a falsificação dos eletrônicos ou com o IMEI (número de identificação global) adulterado, bem como dificultar ao máximo a comercialização em território brasileiro.  Para os usuários, não deveria se tratar de uma novidade.

De acordo com a Anatel, desde o dia 23 de setembro, os aparelhos piratas ativos nas redes das operadoras móveis já estavam recebendo uma mensagem com a seguinte informação: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”. Dois outros alertas foram encaminhados antes do bloqueio que acontecerá neste final de semana.

Se você deseja verificar a idoneidade do seu celular (ou verificá-la no momento da compra), siga os seguintes passos, segundo o site da agência.

O IMEI é formado por quatro grupos de números: 000000-00-000000-0.

Para achar o número de IMEI do celular, o consumidor pode:

1) procurar na caixa do celular;

2) procurar em um adesivo que fica por trás da bateria; ou

3) digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.

É importante que, antes de comprar um aparelho celular, o consumidor verifique se o número que aparece na caixa, o número do adesivo e o número que aparece ao discar *#06# são os mesmos. Caso os números apresentados sejam diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.

Mas Atenção! Celulares que utilizam mais de um Simcard possuem um IMEI para cada chip, sendo necessário verificar cada um dos IMEIs.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui