Um dia de união entre a solidariedade e a tradição. Assim pode ser definida a primeira Cavalgada do Bem, promovida por cerca de 20 cavaleiras do grupo Cavalgada da Mulher Gaúcha de Candelária, e que integra a campanha Natal do Bem, da RBS TV.
As mulheres do grupo percorreram diversas ruas do município, na tarde desse sábado (14), com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para o asilo Recanto da Vida, e com um bom engajamento da comunidade, conseguiram juntar cerca de 272 kg de mantimentos, como arroz, feijão, farinha, macarrão e materiais de higiene e limpeza.
Para a responsável do movimento campeiro e também uma das responsáveis pela organização da cavalgada, Fabiana Taugen Mazzaro, a atividade deixou um sentimento de dever cumprido. “Quando podemos fazer uma boa ação e ver que ela teve um bom resultado, mesmo sendo a primeira vez que ela foi realizada, nos deixa felizes, principalmente pela cara de gratidão de cada um dos moradores do asilo, que vieram nos acolher com o maior carinho na entrega dos produtos”, destaca.
Uma das pessoas que fez questão de fazer a sua doação, foi a empresária Carmen Kohl. Segundo ela, a ação ressalta a importância de ser solidário. “A gente precisa ajudar, pois se cada um fizer a sua parte, minimamente, no final todo mundo fica mais feliz”, comenta.
O presidente do asilo Recanto da Vida, Dalton Hoppe, agradeceu as cavalarianas e evidenciou como simples doações podem contribuir por um longo período e ajudar muita gente. “A iniciativa representa muito para nós, cada grão de comida doado aqui, vai ajudar no fim de cada mês do ano em despesas, e só a presença das cavaleiras aqui, já alegra essas pessoas que precisam tanto desse carinho e apoio”, afirmou.
Os alimentos e materiais de higiene e limpeza foram entregues no asilo, no final da cavalgada, ao contrário do que era proposto no itinerário inicial.
CAVALGADA DO BEM
A iniciativa surgiu quando o grupo Cavalgada da Mulher Gaúcha recebeu um vídeo, no qual eram convidadas a participar da Cavalgada do Bem. A cavalgada partiu do Parque de Eventos Itamar Vezentini, às 13h30 e, de lá, percorreu ruas residenciais, até finalizar o trajeto no Recanto da Vida.
A ação candelariense faz parte das mais de 200 cavalgadas realizadas em 118 cidades do Rio Grande do Sul, as quais arrecadaram juntas, mais de 90 toneladas em alimentos e outros materiais, os quais vão auxiliar inúmeras entidades assistenciais de cada município.
Em 2018, o movimento reuniu 130 grupos tradicionalistas de mais de 70 cidades gaúchas.
ALGUNS REGISTROS DA AÇÃO: