
O Cartório de Registros Públicos de Candelária está de cara nova. Desde a última sexta-feira (18), os atendimentos acontecem em um novo prédio, localizado na rua Pinheiro Machado, 120, ao lado do antigo endereço. O espaço conta com aproximadamente 270 m² de área construída, é mais amplo que o anterior, climatizado e conta com algumas novidades.
É plenamente adaptado para os cidadãos que possuem algum tipo de dificuldade de locomoção, pois conta com uma rampa de acesso, sanitário especial de acordo com a legislação vigente e uma entrada lateral. Nessa, a pessoa pode ingressar com o veículo e ser atendido pela janela, sem necessidade de sair do meio de transporte. Após o procedimento, é possível fazer o retorno nos fundos do Cartório e conduzir até a saída sem maiores dificuldades. Se for necessário, uma cadeira de rodas está disponível para proporcionar ainda mais comodidade.
Salas especiais
Agora, há uma sala específica para a realização dos casamentos. Quando este tipo de ato estiver previsto, o casal e as testemunhas poderão ingressar por uma porta exclusiva, com total privacidade. O ambiente também pode ser utilizado para a discussão de assuntos particulares. Caso a pauta seja o protesto de títulos, também há um local dedicado para esse tipo de atendimento.
Grande parte dos móveis são novos e o sistema totalmente informatizado, o que agiliza as consultas. A recepção ganhou mais assentos para o público e uma televisão deve ser futuramente instalada para o entretenimento de quem aguarda. Um fraldário foi construído para que os pais possam trocar os bebês, sem ter de se ausentar do prédio. Houve, ainda, a colocação de placas indicativas na parte externa de modo a orientar a comunidade da melhor forma possível.
Segundo o oficial de registros públicos, Luiz da Rosa Gomes, a mudança é importante porque os funcionários poderão desempenhar melhor as suas funções, o que refletirá na evolução dos serviços prestados à população. Ele destaca que a parceria entre o cartório, o Rotary Club e a prefeitura permanece, na qual uma muda de ipê é entregue para cada família que registra uma criança na unidade. O intuito é fazer com que os pequenos cresçam com a noção da importância de se preservar o meio ambiente.
Além de Luiz, outros seis colaboradores realizam o trabalho. O cartório existe desde 1925 no município e efetua o registro de imóveis, civil de pessoas naturais e jurídicas, de títulos e documentos e funciona como tabelionato de protesto de títulos. O atendimento ocorre das 9 às 11h30 e entre 13h30 e 17h, em dias úteis.