
Ó abre alas que o sol vai predominar. Diferentemente da previsão inicial, o Carnaval 2019 deverá ser marcado pelo tempo seco e quente na maior parte dos dias de folia. O “friozinho” do começo das últimas manhãs se despediu por enquanto, sem data para retorno.
Em todo o Rio Grande do Sul e na maior parte de Santa Catarina, está descartada a ocorrência de chuvas até o fim do Carnaval, o que contribuirá para o maior aproveitamento ao ar livre. As precipitações devem ficar restritas às áreas isoladas do estado vizinho e ao território paranaense.
Segundo os sites do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Climatempo, Candelária terá uma sequência de dias muito aproveitáveis e temperaturas em elevação. A máxima nesta sexta-feira (1°) deve chegar aos 31°C e aumentarão diariamente. Na segunda-feira (4), ocorrerá o ápice do calor, com máxima de 35°C na cidade. Em algumas horas, poderá chegar aos 37°C. Os ventos que soprarão do quadrante norte auxiliarão no aquecimento.
Na terça-feira (5), depois de muito aproveitamento dos foliões, o tempo deve começar a mudar. Áreas de instabilidade começarão a bloquear a atuação da massa de ar seco pela Fronteira com o Uruguai. Entre a noite e a madrugada de quarta-feira (6), a chuva se espalhará pelo Estado.
Os institutos de meteorologia divergem quanto à chegada da chuva no município. O Inmet prevê para depois do feriadão. Já o Climatempo afirma que a mudança acontecerá nos derradeiros momentos do Carnaval. A princípio, as precipitações seguirão até o fim da próxima semana, alternadas com período de melhoria e ações em pontos isolados.