Candelária, 95 anos: Motivo duplo para comemorar a data

Maura Taborda comemora aniversário junto com Candelária e enaltece ter evoluído junto com a sua cidade natal

1
Aniversário de Maura é celebrado no mesmo dia em que Candelária ganha mais um ano de vida. Foto: Fernando Cezar/JC

Neste dia 7 de julho é celebrado o aniversário de Candelária. A data marca a assinatura do documento de emancipação do município, mas também é motivo de comemoração para uma candelariense muito mais que especial: Maura Taborda, de 62 anos, que completará mais um ano de vida no mesmo dia que a Terra do Botucaraí chega aos seus 95 anos.

Conhecida por seu bom humor e também por seu trabalho voluntário voltado à comunidade e as famílias que sempre precisam de um alento em tempos difíceis, Maura nasceu e se criou na localidade de Picada Escura, no interior de Candelária, onde vivia com os pais e mais seis irmãos. Aos 24 anos, decidiu deixar a colônia e se mudar para a cidade tentar a vida.

Com a vinda para a cidade, Maura passou por diversos empregos e ramos, atuando como doméstica em alguns lares até se tornar secretária da dentista de Ieda Wollmann, cargo que ocupou por 14 anos. Nesta época, ela foi contratada para trabalhar com Ieda no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde atuou entre os anos de 1992 e 2006. “O Sindicato foi a minha segunda casa, lá fui muito bem aceita, construí uma amizade e adquiri um conhecimento muito grande”, salientou.

Após a aposentadoria, Maura voltou a trabalhar com Ieda e também como voluntária no Gabinete da Primeira-dama, onde ficou por oito anos se dedicando ao que mais a realiza como pessoa: ajudar o próximo. Ela também ajudou a fundar a Associação Cultural de Candelária Érico Veríssimo (Accev) e presidiu a Apae Candelária por dois anos. Atualmente, Maura integra a Pastoral da Caridade, da Igreja Nossa Senhora da Candelária, que realiza inúmeras atividades em prol do bem da população, como dar aula de catequese às crianças, e participar dos projetos da igreja, como a campanha Candelária Solidária, que busca arrecadar alimentos para serem distribuídos à comunidade carente. “No trabalho voluntário me sinto muito feliz, pois estou fazendo minha parte e contribuindo para que todas as pessoas que estão ao meu alcance tenham uma vida melhor”, disse Maura.

Além da pastoral, Maura também atua como cozinheira há cinco anos em uma casa de família, mas promete abandonar, em pouco tempo, o serviço para se dedicar ao voluntariado. “Nada é fácil hoje em dia, mas tem tanta coisa que podemos fazer. Eu me sinto realizada em me dedicar ao voluntariado, por isso quero focar mais nessa parte. Sei que não sou rica e não ganho nada para fazer isso, mas minha riqueza é a saúde que eu tenho pra trabalhar e ajudar os outros, por isso sou grata”, afirmou.

Maura Taborda, agora aposentada, retribui a acolhida de sua cidade, se dedicando ao trabalho voluntário. Foto: Fernando Cezar/JC

AS ANIVERSARIANTES
Maura ressalta que além de fazer aniversário na mesma data que o município há uma outra estreita relação com Candelária desde a sua vinda para a zona urbana: a evolução. Segundo ela, hoje a cidade se destaca de forma mais notável no setor de empregos. “Sou de uma época onde não se conseguia emprego fácil, e hoje a cidade tem muitas indústrias. Uma evolução, sem dúvida. Candelária cresceu desde que vim para cá, mas podia ter evoluído ainda mais. Naquele tempo não havia nada, só serviço doméstico e braçal, então o povo se dedicou em aprimorar seus conhecimentos, estudar, e fez a cidade crescer”, frisou.

A aposentada afirmou que a evolução do município passa de forma inconteste pelas pessoas que aqui moram, assim como ela. “Eu vim para cá com o objetivo de trabalhar e tudo deu certo, agora, aposentada, me dedico ainda mais ao trabalho voluntário, é minha hora de retribuir ao povo daqui. O que é possível eu ajudo, e isso é gratificante”, finaliza.

1 COMENTÁRIO

  1. e ainda faltou o Trabalho Voluntário na diretoria do nosso querido Recanto da Vida…
    Parabéns dona Maura um grande exemplo de ….quem quer ajudar o próximo dá um jeito, que não quer dá uma desculpa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here