Campanhas de Natal mobilizam comunidade

Com o intuito de levar alegria às famílias carentes, ações já estão em andamento no município

0
Trio está arrecadando brinquedos para serem doados a crianças carentes. Foto: Fernando Cezar/JC

Natal é época alegria, de esperança, de reunir a família e celebrar os últimos dias de final de ano. Em Candelária, a data também é lembrada como uma época de fazer o bem. Inúmeros projetos e campanhas promovidos por iniciativa da própria comunidade surgem com um único objetivo: tornar o Natal daqueles que mais precisam inesquecível. Um desses projetos é o “Por um Natal Solidário”.

Em sua primeira edição, a ação foi idealizada por iniciativa da auxiliar de educação infantil, Jésquer da Rosa, em parceria da empresária Samanta Madrid e do sindicalista Ruander Alves, um trio de amigos que pensam em fazer o bem e levar uma alegria ainda maior neste Natal àqueles que não tem condições financeiras.

A campanha consiste na arrecadação de brinquedos, novos ou usados e em boas condições, para serem doados para crianças da Rua Amândio Silva, no Bairro Rincão Comprido. As doações já estão sendo recolhidas em dois pontos do município. Um deles é a sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e do Vestuário (Sintravestuário), que fica localizado na galeria ao lado do coreto da Praça Alberto Blanchardt da Silveira, e o outro é na sorveteria Santo Monge, localizada na Rua 7 de Setembro, nº 267, no Centro.

Além dos pontos fixos, os organizadores estão promovendo algumas atividades para incentivar a participação e arrecadar brinquedos para todas as crianças. Neste sábado (5), inclusive, será feito um mutirão no comércio para que os lojistas também participem do projeto e colaborem com doações. Já no dia 19, um novo mutirão será realizado, desta vez, os organizadores e voluntários do projeto vão passar nas residências do município arrecadando brinquedos.

Conforme uma das idealizadoras, Jésquer da Rosa, a intenção é fazer com que a comunidade como um todo possa se engajar e fazer a diferença. “Percebemos que todos precisamos olhar para o outro com mais carinho. Muitas pessoas estão desamparadas e com a pandemia a situação delas piorou muito, então muitas não vão conseguir presentear seus filhos, por isso é necessário ter esse olhar para fazermos o Natal dessas crianças mais feliz”, ressalta.

As doações poderão ser feitas até o dia 19, e é possível fazê-las entrando em contato pelos números (51) 99294-6753, (51) 99848-6378 ou (51) 99624-2831. A entrega dos brinquedos arrecadados deverá ocorrer apenas no dia 26 de dezembro e será feita de forma controlada para não haver aglomerações.

Ação é reprisada no Recanto da Vida

Além do projeto Por Um Natal Solidário, o município ainda conta com outras iniciativas que visam tornar o Natal de muitas pessoas mais feliz. Esse é o caso do projeto idealizado pela comerciante Fernanda Florindo, que há mais de seis anos propicia sorrisos para os residentes da Sociedade Assistencial de Candelária Recanto da Vida. O projeto consiste na captura de uma foto com o pedido dos idosos e posterior divulgação nas redes sociais. Cada idoso retratado pode ser adotado e assim ganha um presente especial de quem decidir apadrinhar o pedido.

A adoção começou nesta segunda-feira (30) e todos os residentes já foram adotados pelos “papais noéis”. Diferente dos últimos anos, quando uma festividade era montada para celebrar a entrega dos presentes, em função da pandemia, será feita apenas uma carreata para dar um pouco de carinho à distância. “É gratificante, pois eles esperam o ano todo por nossa visita. É uma alegria. Como não podemos festejar esse ano e eles não recebem visitas desde março, então será uma ação mínima, mas cheia de significado, para deixá-los felizes”, salienta Fernanda.

A carreta será realizada no dia 19 de dezembro e a entrega dos presentes apenas no dia 20. “Mesmo que todo

s já estejam adotados, aqueles que quiserem ajudar com alimentos ou materiais de higiene e limpeza, ainda podem participar, pois são coisas que eles sempre precisam e em função da pandemia tem sido um ano bem difícil para eles”, destacou.

Projeto ocorre há 6 anos com objetivo de fazer sorrir. Fotos: Divulgação/JC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui