Campanha do agasalho começa arrecadar doações

Ação sofreu mudanças em razão da pandemia, mas a expectativa é superar o total do ano passado

0
Campanha vai começar distribuindo itens já arrecadados durante o ano. Foto: Fernando Cezar/JC

Com a proximidade do inverno e a chegada das temperaturas mais baixas, um importante projeto teve sua largada nesta semana, a Campanha do Agasalho 2020. Neste ano, principalmente em razão da pandemia de coronavírus, que vem atingindo o país e o mundo nos últimos meses, a campanha será um tanto diferente, mas terá o mesmo objetivo: arrecadar agasalhos para amenizar o frio, além de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas mais carentes.

A Campanha do Agasalho – Candelária Mais Quente,  organizada pelo Gabinete da Primeira-dama, vai começar de forma oficial nesta sexta-feira (15). A ação vai se estender até o final do inverno, e, em um primeiro momento, ao contrário das outras edições, a abertura da campanha não se dará pelo tradicional Arrastão da Solidariedade, mas sim pela colocação de caixas coletoras em estabelecimentos de grande fluxo de pessoas, como mercados, farmácias e repartições da prefeitura.

No ano passado, o Gabinete da Primeira-dama recolheu e distribuiu 51.750 peças de agasalhos. Esses itens foram entregues a 2.076 famílias de baixa renda, principalmente de localidades do interior do município e bairros mais carentes da zona urbana. Para este ano, a expectativa da Primeira-dama, Gabriela Butzge, é superar os números de 2019, tanto em recolhimento quanto em distribuição, mesmo com os problemas causados pela pandemia. “A gente sempre quer mais e neste ano a arrecadação será ainda mais importante, existe muita gente em necessidade em razão da crise, que não está conseguindo trabalhar ou perdeu o emprego, então esperamos angariar ainda mais itens neste ano”, destacou.

ARRASTÃO
Posteriormente a ideia é fazer o Arrastão, mas com diversas alterações em função das normas de segurança e possíveis aglomerações que o evento possa causar. Uma alternativa pensada pela primeira-dama é de fazer uma ação semelhante ao Arrastão Solidário, da campanha Candelária Solidária, realizado no último sábado (9), e que arrecadou mais de uma tonelada de alimentos e materiais de higiene e limpeza que serão doados à pessoas em dificuldade pela crise.

Na atividade de sábado, 115 voluntários se dividiram em 18 equipes e percorram os principais bairros do município simultaneamente. “Esta é uma opção, mas queremos dar algum tempo para divulgar a nossa campanha e também para que as pessoas possam se organizar, e separar aquela peça mais quentinha para doação”, ressaltou Gabriela.

DOAÇÕES
Por enquanto, não se sabe ainda como será feita a distribuição dos materiais doados, visto que o período exige uma maior atenção com as aglomerações. De acordo com a primeira-dama, ainda não há uma data definida, mas a ideia é começar as doações com as roupas arrecadadas durante todo o ano passado. Nos estabelecimentos onde forem colocadas as caixas, as roupas doadas serão recolhidas toda semana e passarão por triagem e consertos, se necessários.

Gabriela orienta a quem quiser doar, para selecionar agasalhos, blusas, calças, cobertores e sapatos em bom estado de conservação, e pede que, principalmente, sejam doadas roupas de crianças. “Todos nós temos peças que há muito tempo estão guardadas no guarda-roupas e que não são usadas, então por que não doar àqueles que mais precisam?!”, ressalta.

Ela também salientou a importância de contribuir com a campanha através de doações. “As pessoas que recebem os itens muitas vezes não têm o necessário para se esquentar no inverno, então é gratificante poder estender a mão e contribuir para que essas famílias fiquem mais aquecidas durante a temporada mais fria do ano”, frisou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui