Campanha da Fraternidade incentiva a solidariedade

0
Padre José Carlos Stoffel: precisamos ter compaixão em ajudar o próximo (Fotos: Jornal de Candelária)

Lançada nessa quarta-feira (26) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade (CF) 2020 tem como tema a “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. A ação é lançada nacionalmente no primeiro dia da Quaresma – 40 dias que antecedem a Páscoa, mas reflete em ações da igreja católica durante o ano todo.

Neste sentido, a campanha leva em consideração a prática da solidariedade, a fim de expressar o compromisso entre fé e vida. Tanto que o lema deste ano é “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” – extraído de um versículo bíblico. Segundo o padre José Carlos Stoffel, da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, a ação tem como objetivo despertar o zelo pela vida e o amor pelas pessoas que nos rodeiam.

“A campanha olha para uma realidade que está com vários problemas e sofrimentos, que envolve vários aspectos como violência, miséria, desemprego, feminicídio, intolerância. Olha para uma sociedade que está ameaçada e por outro lado tenta resgatar o olhar do bom samaritano, aquele que tem o coração nas mãos e sente a compaixão com o próximo para poder ajudá-lo”, explica o padre.

Cartaz da campanha traz a imagem da Irmã Dulce, uma das homenageadas

HOMENAGEM
Para motivar a prática da caridade, o cartaz da campanha deste ano traz a imagem de Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce ou Santa Dulce dos Pobre, canonizada pelo Papa Francisco em 13 de outubro do ano passado. Ela é a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa.

No centro do cartaz de divulgação da campanha, a santa brasileira aparece junto com crianças e idosos, nas ruas do centro histórico de Salvador, onde desempenhou trabalhos voluntários e de ajuda aos pobres. No material de apoio da campanha deste ano também está em evidência o Papa Francisco, chefe da Igreja Católica.

 

Câmara realizará sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade (CF) 2020 será tema de uma sessão especial promovida pela Câmara de Vereadores de Candelária, na próxima segunda-feira (2). A sessão contará com a presença de representantes da Paróquia Nossa Senhora de Candelária, que divulgarão as ações da entidade durante a campanha deste ano.

As sessões especiais da Câmara de Vereadores são um pouco diferentes das ordinárias, realizadas todas as segundas-feiras. Na especial, os vereadores falam de temas distintos no pequeno expediente e apreciam os projetos na ordem do dia. Após, durante o grande expediente, os líderes de cada bancada e algum representante fala somente sobre um determinado assunto, neste caso, a Campanha da Fraternidade.

Neste ano, a ação desenvolvida pela Igreja Católica em todo o país tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, e toda a companha será em defesa do combate à violência e à intolerância, tão presentes no cotidiano do país, com o objetivo de incentivar todos os cidadãos a exercitar a empatia e desenvolver a capacidade de cuidar do próximo, ou seja, solidariedade.

Por conta da importância que é a campanha em todo o Brasil, bem como o tema proposto neste ano, o Legislativo de Candelária dará espaço para que a Paróquia Nossa Senhora da Candelária possa divulgar a ação e falar sobre o tema. A sessão desta segunda-feira inicia às 19h, no plenário da Câmara, e é aberta ao público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui