
A preparação para as festas de fim de ano intensifica a circulação de pessoas no Centro de Candelária, seja em busca por artigos de decoração, presentes etc. É por isso que a Brigada Militar lançou, nesta sexta-feira (13), mais uma edição da Operação Papai Noel. A ação tem como objetivo intensificar o serviço de polícia ostensiva no comércio local, com foco na prevenção de crimes contra comerciantes e clientes. A novidade, neste ano, fica por conta do aplicativo BM Mob, que permite o registro da ocorrência na hora. Essa tecnologia vai complementar o policiamento rotineiro, que acumula um bom retrospecto em relação aos anos anteriores.
A expectativa do sargento Clóvis Fernando Rott é de que a ofensiva não encontre nada fora do normal. Nesse sentido, ele diz que a Operação Papai Noel consiste em atuar na redução dos índices de criminalidade, que tendem a aumentar nessa época do ano, já que há um fluxo maior de pessoas e veículos circulando no comércio. O foco portanto, será combater crimes de pequeno porte, como furtos e roubos a pedestres e estabelecimentos.
O lançamento oficial da operação acontecerá no quartel da 4ª Companhia da Brigada Militar de Candelária e vai se manter até o dia 31 deste mês. O sargento destacou, ainda, que o efetivo vai adequar o horário do policiamento de acordo com o funcionamento das lojas, seja durante a semana ou aos sábados e domingos. A sistemática de trabalho, conforme Rott, será similar a de anos anteriores. “Vamos estar mais presentes nas ruas, aumentar as abordagens a pessoas e veículos, já que vem muita gente de fora comprar aqui e nem todas têm boas intenções”, explicou.
Fique atento
O sargento Clóvis Fernando Rott da Silva orientou a população sobre alguns comportamentos a serem evitados durante essa época, para reduzir a chance de assaltos. Confira algumas dicas:
>> Não circular com dinheiro à mostra;
>> Estar atento ao fazer saques em caixas eletrônicos;
>> Não deixar cartões junto com senhas;
>> Não deixar objetos de valor visíveis dentro de carros.