Brigada Militar alerta para golpe em redes sociais

Através de troca de mensagens, criminosos chantageiam vítimas para conseguir valores

0
A orientação é evitar o início de conversas com pessoas desconhecidas. Foto: Reprodução/Google

De acordo com informações da Brigada Militar, criminosos estão aplicando golpes no Vale do Rio Pardo, através de redes sociais. Em Candelária, a Polícia Civil já registrou ocorrências relacionadas a isso.

Os bandidos iniciam com um convite de amizade e troca de mensagens. O estelionatário então sugere a troca de fotografias com imagens íntimas. Quando está de posse das imagens, o criminoso passa a fazer ameaças e extorsões. Em alguns casos, o estelionatário chega a afirmar que a vítima será processada e presa.

Outra tática dos criminosos refere-se a alvos casados. O golpista ameaça expor as fotografias e a troca de mensagens para o cônjuge da vítima. Dessa forma, os alvos são convencidos a depositarem valores.

A Brigada Militar alerta para que as pessoas não forneçam dados pessoais, nem deposite qualquer quantia solicitada pelos golpistas. A orientação é informar o ocorrido à Brigada, pelo telefone 190, e efetuar registro junto ao órgão policial com os possíveis dados dos estelionatários.

Dicas para não cair em golpes:

• Se for vítima, procure a polícia e registre ocorrência;
• Evite iniciar conversas por meio de aplicativos de mensagens com perfis desconhecidos e/ou prefixos telefônicos desconhecidos;
• Não troque fotografias que possam ter conotação íntima por meio de aplicativos como WhatsApp ou Messenger;
• Não faça depósitos, transferências ou pagamentos para desconhecidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here