
O silêncio da madrugada de Cerro Branco, município de 4,6 mil habitantes e a 28 km de Candelária, foi quebrado por volta das 3h desta sexta-feira (16). De acordo com as primeiras informações, um grupo de cinco criminosos chegou em um dois veículos e atacou a agência do Banrisul, no centro do município. Armada com um fuzil e uma espingarda calibre 12, a quadrilha utilizou explosivos para detonar os caixas eletrônicos e atirou contra o posto de atendimento da BM.
Ainda não há confirmação de que os bandidos tenham escapado com dinheiro. Durante a fuga, eles espalharam miguelitos pela estrada, na altura do Travessão Schoenfeldt, no intuito de dificultar a perseguição da Brigada Militar. A BM realiza cercos nas rodovias da região, que conta com a participação da guarnição de Candelária.
Apesar de Cerro Branco possuir efetivo policial, havia apenas um de plantão no momento do ataque. No andar de cima do banco, há um apartamento, mas não se sabe se havia gente durante o ocorrido.
Próximo ao Banrisul, há uma agência do Sicredi, que não foi alvo da quadrilha. Uma das hipóteses levantadas pela BM é de que os bandidos teriam conhecimento da existência de dispositivos de segurança diferenciados no local. Assim, houve a desistência de um segundo ataque.