Candelária foi palco, na última quarta-feira (2), do evento “Caminhos da Inclusão: Conhecendo o Cérebro Autista”, promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Rio Pardo (Cisvale), por meio do programa TEAcolhe, em parceria com o CRAS local. Realizado no auditório da Acic, o encontro reuniu cerca de 100 pessoas, entre autoridades e representantes de municípios da região.
A diretora da Apae e coordenadora do Programa TEAcolhe em Candelária, Cleidi Limberger Marion, ressaltou a importância da iniciativa para ampliar o conhecimento da comunidade e qualificar a rede de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Esse evento veio para esclarecer sobre a relevância do atendimento especializado e para mostrar um pouco do trabalho que realizamos no TEAcolhe”, destacou.
Após a abertura, a equipe da 13ª CRS apresentou detalhes sobre o funcionamento do Programa TEAcolhe, logo depois a psiquiatra Vanessa Heidemann Moura falou sobre os sintomas associados ao autismo que podem causar prejuízos significativos, além de abordar estratégias de manejo que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas autistas. Em seguida, o neuropediatra Cristiano Freire ofereceu uma perspectiva neurológica sobre o autismo, explicando como o transtorno afeta o cérebro e compartilhando informações sobre os avanços científicos mais recentes nessa área. Após as palestras, foi realizado um debate aberto ao público, possibilitando perguntas e discussões sobre o tema.