Associados do Sicredi aprovam prestação de contas em assembleia digital

Dos 156 coordenadores de núcleo, 144 participaram à distância, distribuídos nas 14 agências da cooperativa na região da Centro Serra

0
Para a realização do evento, a Sicredi Centro Serra estabeleceu um rígido protocolo de segurança seguindo as boas práticas estabelecidas pelas autoridades da área de saúde. Foto: Sicredi

A Sicredi Centro Serra RS realizou no dia 25 de abril sua Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária, em que os temas principais foram a reforma do estatuto social, a prestação de contas do exercício de 2019 e a criação do Fundo Social da cooperativa.

Diferentemente dos anos anteriores, quando todos coordenadores reuniam-se em Candelária, a assembleia foi realizada digitalmente, conduzida a partir das 10h pelo presidente Egidio Morsch, acompanhado do diretor Executivo, Dilamar Rusch, e do diretor de Operações, Marlon Kobs, através do aplicativo Microsoft Teams e transmitida aos coordenadores de núcleos reunidos nas 14 agências da cooperativa. Dos 156 núcleos, 144 estiveram representados, o que representa uma adesão de mais de 92%.

Para a realização do evento, a Sicredi Centro Serra estabeleceu um rígido protocolo de segurança seguindo as boas práticas estabelecidas pelas autoridades da área de saúde, observando, entre outros, o distanciamento mínimo, o uso de máscara e a higienização das mãos com álcool gel antes de acessar as dependências das agências.

CANCELAMENTOS – Para este ano, a Sicredi Centro Serra havia programado 37 assembleias de núcleo entre o período de 18 de fevereiro e 15 de abril. Por conta da pandemia, os 17 eventos que seriam realizados a partir de 17 de março foram cancelados.

Nos 20 eventos finalizados, os associados aprovaram a nova redação do estatuto social e decidiram a destinação dos R$ 28,8 milhões correspondentes aos resultados positivos originados nas operações financeiras ao longo do ano. Parte foi distribuída no capital social dos associados, proporcionalmente ao volume de suas operações realizadas em 2019 e outra investida no Fundo de Reserva, criado para fortalecer o patrimônio líquido, atender o desenvolvimento das atividades e dar mais solidez à cooperativa. O restante foi destinado aos dois fundos da cooperativa, o de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates) e o novo Fundo Social, criado neste ano e regulamentado e aprovado na assembleia geral.

A verba do Fates é utilizada, entre outros, para a realização de cursos técnicos de qualificação de associados. O Fundo Social é destinado ao investimento de projetos em seis áreas: saúde, segurança, educação, esporte, cultura e meio-ambiente. Excepcionalmente em 2020, o Conselho de Administração aprovou a utilização integral do Fundo Social para aquisição de equipamentos para os hospitais da região Centro Serra.

Todos os assuntos da pauta foram aprovados por unanimidade na assembleia digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui