Artesanato rústico é atração na Expoagro que inicia nesta terça

Candelariense Eduardo da Silva é um dos artesãos que irão participar da 19ª edição do evento

0
Morador de Candelária vai expor seus trabalhos em madeiras rústica (Fotos: Matheus Haetinger/JC)

Os candelarienses que visitarem a 19ª edição da Expoagro Afubra, que inicia nesta terça-feira (26), poderão encontrar figuras conhecidas nos estandes do novo pavilhão da Agricultura Familiar, que será inaugurado no Parque localizado no quilômetro 161 da BR-471, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. Entre o grupo de moradores locais estará expondo seu trabalho o artesão Eduardo da Silva, de 48 anos.

Morador da Rebentona, Silva participará pela primeira vez da maior feira voltada à agricultura familiar do país, que vai até quinta-feira (28). Ele vai colocar à venda os objetos rústicos que ele mesmo confecciona. São bancos, mesas de centro e de canto, namoradeiras, porta-copos, baús e outros itens dos mais variados modelos, mas sempre seguindo a mesma linha de móveis rústicos.

Um diferencial de seu trabalho, segundo conta, é que produz os objetos com raízes da árvore tarumã. “Todos os produtos são feitos a partir das raízes bem antigas da árvore, muitas vezes até centenária. Além de ficar mais bonito, também é uma forma de preservar o meio ambiente”, revela. Conforme explica o artesão, ele é um dos poucos que fazem este tipo de trabalho com essas raízes no Estado.

Silva conta que a paixão por este trabalho iniciou há quatro anos quando começou a confeccionar os primeiros itens. Um vizinho foi o responsável por mostrar as raízes e contar histórias sobre a árvore para ele e um dia ao levar uma raiz dessas para casa começou a fabricar os móveis. “Quanto mais faço, mas me apaixono por este trabalho”, comenta o artesão que vai estar nos três dias da Expoagro.

Sobre a participação no evento, o artesão se diz otimista. “Essas feiras servem para divulgarmos nosso trabalho e encaminhar vendas futuras. Nem sempre dá o retorno financeiro imediato, mas muitas pessoas ficam conhecendo o trabalho e depois nos procuram”, afirma Silva, que já participou da Expocande, Festa das Cucas, Fenarroz, Expocabrais, entre outros eventos pela região.

ARTESANATO
A esposa de Silva, Catiane Kufner, 43 anos, também estará na 19ª Expoagro Afubra, na próxima semana. A candelariense será uma das duas mulheres do município que irão expor artesanato no espaço da Emater/RS-Ascar. Ela e Cleonice Freitas, que fazem parte do grupo Arte e Riso, da Vila Fátima, vão comercializar enfeites artesanais. Catiane conta que vai ter à disposição no evento um pouco de tudo.

Porém, o seu diferencial são os itens feitos de porongo: guirlandas, porta-ervas e outros enfeites feitos da planta. Ela também está otimista para mais uma edição da Expoagro, pois na edição passada da feira, já comemorou as vendas. “A gente sempre vende bem artesanato. As pessoas gostam de comprar enfeites”, comenta a artesã.

Catiane vai expor no pavilhão da Agricultura Familiar itens feitos a partir de porongos

Agroindústrias também estarão presentes

No primeiro dia do evento uma solenidade deve marcar a inauguração do novo pavilhão da Agroindústria Familiar. O espaço de 1,5 mil metros teve sua edificação concluída na semana passada. O local climatizado contará com 149 empreendimentos que diversificam as atividades nas propriedades rurais. O pavilhão das Agroindústrias está aberto à visitação – e também para compras – nos mesmos horários e dias da feira: 26, 27 e 28 de março, das 8h às 18h.

Quatro agroindústrias de Candelária estarão fazendo negócios no novo pavilhão da 19ª Expoagro Afubra. São elas Agroindústria Rodeio da Figueira, com a comercialização de melado e derivados; Agroziemann que venderá panificados; Agroindústria Jânio Schunke, com a venda de produtos embutidos e defumados; além de Suzana Pfeifer que terá à disposição produtos de artesanato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui