Arita Bergmann é a nova secretária estadual da Saúde

Recentemente, a secretária exercia a função no município de São Lourenço do Sul

0
Apresentação da nova titular da pasta aconteceu nesta quinta-feira (27). Foto: Júlia Soares/AI Eduardo Leite

Prestes a tomar posse, o futuro governador Eduardo Leite (PSDB) segue na montagem dos integrantes de sua gestão. Na tarde desta quinta-feira (27), ele divulgou a titular de mais uma secretaria. Trata-se de Arita Bergmann, que estará à frente da pasta da Saúde a partir do dia 1° de janeiro. Atualmente, Arita exerce a mesma função na cidade de São Lourenço do Sul, na zona sul do Estado, a qual deixará até a próxima segunda-feira (31).

Durante a apresentação, realizada no Centro de Treinamento da Procergs, em Porto Alegre, Leite destacou que a saúde é um assunto extremamente sensível ao governo. Dessa forma, a escolha da Arita se deu por ela ser uma profissional com alto conhecimento técnico, força e disposição para liderar essa área tão complexa.

Currículo de Arita

Arita já foi secretária da Saúde de Pelotas durante o mandato de Eduardo Leite como prefeito. Ela, que é graduada em Serviço Social, ressaltou a necessidade de diálogo para efetivar políticas públicas na área.

“Fazer política pública na área da saúde é ter diálogo, transparência e comprometimento. É ter carinho, como o senhor sempre nos ensinou. A nossa missão é fazer uma gestão pública que dê resultados para o cidadão”, afirmou, dirigindo-se ao governador.

Com o anúncio desta quinta-feira, resta a Leite apontar os últimos cinco nomes que vão compor o primeiro escalão do governo, que terá 22 pastas.

Confira o currículo de Arita

Atual secretária municipal da Saúde de São Lourenço do Sul, Arita Bergman tem uma larga experiência na gestão pública da saúde. Já havia sido secretária municipal da Saúde da cidade entre 1983 e 1991, quando coordenou a municipalização dos serviços e, entre outros projetos, criou o primeiro CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) público municipal no Brasil. Graduada em Serviço Social, foi professora por 10 anos na Universidade Católica de Pelotas.

Na década de 1990, coordenou a unidade de saúde e assistência social da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, a Famurs, durante o auge da implantação da municipalização. Como diretora de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, entre 2003 e 2006, conduziu, entre outros projetos, a implantação do Programa Primeira Infância Melhor. Foi secretária adjunta da Saúde na gestão de Osmar Terra, no governo Yeda Crusius. Será a segunda vez que ocupará o cargo. Foi secretária da Saúde em 2010. Foi secretária municipal da saúde de Pelotas, no governo Eduardo Leite.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Governador Eduardo Leite

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui