Após detectar ataque hacker, WhatsApp pede que usuários atualizem o aplicativo

Empresa israelense pode ser a responsável pelo programa de espionagem

0
Foto: Divulgação/JC

Pertencente ao Facebook, o WhatsApp disponibilizou uma atualização de segurança aos usuários. O motivo é a detecção de uma falha no aplicativo que o torna vulnerável aos ataques hackers em celulares dos sistemas IOS (Apple) e Android (Google), nos quais  um spyware poderia ser instalado discretamente no aparelho e ter amplo acesso aos dados.

Conforme a empresa, todos os  1,5 bilhão de usuários precisam ter a versão mais recente para manter a segurança, bem como o antivírus em devida operação. O software espião que chegou a ser instalado em alguns telefone é muito semelhante à tecnologia desenvolvida pela empresa de cibersegurança israelense NSO Group, o que a torna a principal suspeita pela autoria da espionagem..

Ainda não se sabe quanto tempo dura a atividade invasora, visto que a identificação ocorreu há apenas alguns dias. Os hackers faziam uma ligação através do WhatsApp para o telefone cujos dados queriam acessar e, mesmo que o destinatário não respondesse à chamada, um programa de spyware era instalado nos dispositivos.
Em grande parte dos casos, essa chamada desaparecia horas depois do registro do aparelho, de modo que, se o usuário não tivesse visto a ligação no momento em que ocorreu, ele sequer suspeitaria da atividade maliciosa.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui