Ambienta Candelária recolhe 50 mil itens

Materiais recolhidos são encaminhados ao destino correto de descarte ou são reaproveitados pelo Departamento de Meio Ambiente

0
Parte dos pneus recolhidos são reutilizados pelo Dema para a fabricação e construção de fossas no interior Foto: Fernando Cezar/JC

Como forma de proteger o meio ambiente e conscientizar a comunidade sobre a importância da reciclagem e separação correta dos resíduos o projeto ‘Ambienta Candelária’ já começa a apresentar bons resultados.

Após mais de 100 dias da implementação do projeto, cerca de 50 mil resíduos, entre pneus inutilizados, eletroeletrônicos, medicamentos e pilhas, já foram coletados, seja das ruas candelarienses, ou por descarte da comunidade nos 42 ‘Ecopontos de Coleta’ espalhados pelos prédios públicos, comércio e indústrias da cidade.

De todo material arrecadado pelo Ambienta Candelária, boa parte já foi encaminhada ao destino correto de descarte ou de reaproveitamento. Entre eles, se destacam os pneus, que em quase quatro meses de campanha já somam mais de 1,5 mil unidades recolhidas, as lâmpadas fluorescentes e de led, que já alcançaram o número de 7 mil unidades descartadas, e os eletroeletrônicos, que somam mais de 15 mil objetos.

Conforme o diretor do Departamento de Meio Ambiente (Dema), Albino Gewehr, cada um dos materiais recolhidos é encaminhado para o seu próprio local de destinação, ou reutilizado em outros locais. “Parte dos pneus, por exemplo, é recolhida nos pontos de coleta pelo departamento e depois usados na fabricação e montagem de fossas e sumidouros em comunidades do interior, o que não é utilizado, a empresa Ecotires, de Faxinal do Soturno, responsável pela reciclagem do resíduo, recolhe e usa na fabricação de tapetes a base de borracha”, explica.

DESCARTE
Além dos pneus, os eletroeletrônicos, como computadores, televisores e semelhantes são recolhidos por outra empresa privada, a Wall-E, de Cachoeira do Sul, que reaproveita quase todo o material. O que não é utilizado pela empresa, acaba sendo enviado até Santa Maria, onde os resíduos serão depositados em uma vala hermética. Essa estrutura é basicamente constituída por concreto e completamente isolada para impedir a entrada de ar e a poluição do solo.

O descarte de medicamentos, feito pela população em uma das 16 farmácias vinculadas ao projeto, é todo destinado à logística dos próprios estabelecimentos para o descarte, assim não tendo nenhum problema quanto a isso. Demais itens, como pilhas, baterias e lâmpadas de led, obedecem a logística reversa. Os ecopontos acumulam os resíduos e a pessoa responsável em distribuir os materiais nos pontos, leva em troca os materiais acumulados. O grande impasse ainda é quanto as lâmpadas fluorescentes. O Dema ainda espera entrar em acordo com a mesma empresa que faz o descarte dos eletroeletrônicos para que também possa recolher essas lâmpadas, mas por enquanto nada foi firmado.

Reutilização e efeito positivo na comunidade

O Departamento de Meio Ambiente realiza o reaproveitamento de materiais recolhidos nos ecopontos, principalmente os pneus descartados. Boa parte deles, como já relatado nesta matéria, é utilizado para a construção de fossas e sumidouros nas comunidades rurais, desprovidas dessas construções.

Os pneus médios e grandes, são utilizados para as fossas, já os pequenos acabam virando filtros, que propiciam com que os dejetos não contaminem o solo, muito menos a região ao redor da instalação. Os pneus mais deteriorados servem como base para o filtro, que propicia uma melhor fixação e também cuidado para a durabilidade dos locais instalados.

São 42 ecopontos de coleta para pilhas, eletrônicos, e outros materiais

AÇÃO POSITIVA
As medidas surtem efeitos diversos na comunidade, como as ruas mais limpas, pátios melhor cuidados e menos riscos à saúde humana, principalmente na prevenção e combate à dengue. “Como estamos limpando as vias e os depósitos onde haviam centenas de pneus ao ar livre, agora existe uma chance menor do mosquito se desenvolver, principalmente por não haver mais a chance de ter água parada nesses locais assim impedindo a proliferação do mosquito”, ressalta Gewehr.

Confira onde estão localizados os Ecopontos de Coleta para fazer o descarte de resíduos:

Eletrônicos e Elétricos
>>Departamento de Meio Ambiente/Prefeitura
>> Setor de Compras/ Almoxarifado
>>Secretarias Municipais da Agricultura e Obras
>>Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte
>>Centro Público Social da Amândio Silva

Pilhas, baterias, eletrônicos, lâmpadas LED:
>> Supermercado Imec
>> Rede Super
>> Mercado Wollmann
>> Semal Marion

>> Lâmpadas LED, fluorescentes e comuns:
>> Eletrotec
>> Redemac Kottwitz

Pneus usados – Borracharias
>> Butzke Pneus
>> Borracharia Sentinela

Medicamentos, pilhas e baterias:
>> Estação Rodoviária

Geladeiras, maquinas de lavar, sofás, liquidificadores e fogões utilizáveis:
>>Gabinete da Primeira-dama

Medicamentos (Farmácias)
>> Sanar
>> São João
>> Nosso lar
>> Preço Popular
>> Fármácia Do Glênio
>> São João (Praça)
>> Agafarma
>> Drogacentro
>> Associadas
>> Confiança
>>Fármácia Municipal
>>Fármacia dos aposentados

>> Farmabel
>> Fármácia da Sandra
>> Vide bula

Comércio – pilhas e baterias
>>Varejão Oba Oba
>>Padaria Cantinho Doce
>>Ekoluz
>>Mercado Moura
>>Mercado Confiança
>>Mercado Volmer
>>Mercado Glaser
>>Casa da Ferragem
>>Mercado Portela
>>Sacolão Verde
>>Só da Roça
>>Liga Feminina de Combate ao Câncer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui