
O projeto Ambienta Candelária, desenvolvido pela Prefeitura, a cada dia passa a deixar sua marca em diversos pontos do município. Nessa terça-feira (29), mais uma novidade foi apresentada à comunidade: as dinolixeiras.
As dinolixeiras serão ecopontos biodigestores especiais modeladas na forma de um dinossauro para incentivar o descarte de lixo reciclável de uma forma mais correta. Nelas, poderão ser depositados qualquer tipo de materiais recicláveis, como papéis de bala, palitos de picolé, latas de refrigerante, papel, papelão, entre outros, que serão recolhidos pelos funcionários responsáveis pela coleta e a separação do lixo nas lixeiras de Candelária.
Ao todo, num primeiro momento, serão instaladas a partir da próxima segunda-feira (4), 20 lixeiras em diversos pontos do centro da cidade.
De acordo com o diretor do departamento de Meio Ambiente (Dema) da prefeitura municipal, Albino Gewehr, a expectativa é de que até abril ou maio de 2020, o número de lixeiras seja quadruplicado. “Nossa expectativa é de que as empresas do município patrocinem e também passem a fazer parte da campanha, através da aquisição e colocação das dinolixeiras em frente aos estabelecimentos, fazendo o número atual crescer para até 80 pontos de coleta”, afirma.
AS LIXEIRAS
As criativas dinolixeiras estão sendo produzidas pela empresa candelariense Arte Fibra, e decoradas por um artesão local. Elas serão na cor verde e terão a identificação do projeto Ambienta Candelária, como também das empresas patrocinadoras. Os recipientes serão fixados no chão, com o uso de concreto e uma barra de metal. Ao lado delas, irão constar lixeiras na cor amarela, destinadas ao descarte de resíduos orgânicos.
Empresas interessadas em adquirir as dinolixeiras, devem fazer o pedido junto ao Dema, através do fone 3743-8121, onde serão disponibilizadas uma conta para realizar o depósito no Fundo Municipal de Meio Ambiente como forma de Certificação de Responsabilidade Ambiental. Além disso, também será possível fazer a aquisição das peças diretamente com a empresa Arte Fibra.
COREDE
Na quarta-feira (30), foi apresentado no ‘Seminário de Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos’ promovido na Unisc pelo COREDE/VRP, o projeto Ambienta Candelária, inclusive com a presença e apresentação das dinolixeiras. Para exemplificar a ação do projeto, uma delas ficará no centro de Convivência da Unisc.