Alunos da Emei Rio Branco pintam sinalização na Thompson Flores

Atividade foi desenvolvida pelo Departamento de Trânsito, entidades e empresas apoiadoras

0
Professores, funcionários e apoiadores ajudaram as crianças na tarefa de pintar a sinalização da rua. Foto: Heloisa Corrêa/JC

Uma rua colorida, parecida com aquelas desenhadas nos livros de histórias infantis. É assim que os alunos da Emei Rio Branco deixaram um trecho da Thompson Flores, em frente à secretaria de Educação, na manhã dessa quinta-feira (24). A atividade foi o encerramento de uma semana totalmente voltada à educação no trânsito, que contou, entre outras coisas, com vídeos, confecção de maquetes e palestras educativas ministradas pelo diretor do Departamento de Trânsito, Nelson Farias.

Também foi ele quem organizou a pintura da rua. Durante a semana, a equipe do departamento fez os contornos das sinalizações, facilitando o trabalho dos alunos. Ao todo, 37 crianças em idade pré-escolar participaram. Uma delas foi a Maria Luiza Oliveira Jensen, de 5 anos. Além de pintar a ponta do nariz, a parte que ela mais gostou na atividade foi a diversão e o aprendizado. “Não pode ficar sem cinto, nem usar o telefone e nem beber antes de dirigir”, informou, garantindo que vai orientar os pais.

Tornar as crianças multiplicadoras de conhecimento é justamente um dos objetivos do projeto. De acordo com a diretora da Emei Rio Branco, Claudia Adriana Gelsdorf de Assis, ao “botar a mão na massa”, eles assimilam tudo que foi trabalhado durante a semana. “É uma atividade lúdica que, com certeza, vai ficar marcada na memória deles, que serão os motoristas do futuro”, disse.

Farias explica que os alunos coloriram uma sinalização pontual, em área escolar e, por isso, pode ser feita dessa maneira. “Marcamos a faixa de travessia de pedestres, velocidade permitida, pedido de redução, entre outras sinalizações”, considerou. Segundo ele, além dos funcionários do Departamento de Trânsito, voluntários do Rotary também participaram da ação.

DOAÇÃO
As tintas utilizadas para colorir a rua foram doadas pela empresa Gabriel Materiais de Construção. De acordo com o gerente da loja, Gabriel Gelsdorf Volmer, a vontade de apoiar o projeto surgiu da necessidade de chamar a atenção para a importância da educação no trânsito. “Ficamos felizes de proporcionar isso. É diversão, mas vai refletir num futuro mais seguro”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui