Afubra investe em nova unidade de grãos em Rio Pardo

Nova unidade que irá atender associados e clientes de toda a região, inclusive Candelária

0
Foto: Divulgação/JC

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) está construindo, junto à propriedadee agrícola ao Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, uma nova unidade de grão que irá atender associados e clientes das regiões da Matriz, localizada em Santa Cruz do Sul e de suas filiais em Venâncio Aires, Candelária e Cachoeira do Sul. A obra está sendo realizada pela empresa Kepler Weber, contratada por ter a melhor proposta. Estuda-se, com a concretização do Projeto, a expansão da atividade para outras filiais do Estado.

O projeto ocorre pela observação do comportamento do agronegócio no Brasil, que vive seu melhor momento, apesar da pandemia da Covid-19, enfrentada pelo mundo todo. O mercado de grãos, nos últimos anos, vem batendo recordes de produção e de exportação. Segundo previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos está estimada em 268,7 milhões de toneladas, superando em cerca de 11 milhões de toneladas a última safra. O milho, por exemplo, tem colheita prevista para atingir 105,2 milhões de toneladas (aumento de 2,6% sobre a safra anterior).

Já no mercado da soja a estimativa de produção é ainda mais otimista, podendo chegar a um aumento de 7,1% em relação à última safra. A expectativa é que, nesta safra, o plantio de cereais ocupe cerca de 66,8 milhões de hectares. Estes números mostram a importância da diversificação na propriedade, seja ela para consumo próprio ou para agregar renda.

“A expansão do mercado de grãos mostra que eles são uma boa alternativa de diversificação das propriedades rurais, independentemente de serem pequenas ou grandes, em área. Por isso, a Afubra, abre mais um ramo de atividade, trazendo benefícios, tanto para a entidade como para os associados e clientes”, explica Romeu Schneider, diretor-presidente da Agro-Comercial Afubra Ltda.

INCENTIVO

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) tem, nos objetivos de seus estatutos, incentivar a diversificação, garantir a segurança de seu associado e do Sistema Mutualista. No fim da década de 1950, criou o Departamento de Fomento Agropecuário que, a partir de 1994, tornou-se a Agro-Comercial Afubra Ltda, pois, dentre seus objetivos, ainda está o de incentivo à novas cadeias produtivas. “A Afubra sempre procura planejar ações e atividades que tragam benefícios aos seus associados; que ofereçam caminhos, com segurança, para a diversificação das propriedades rurais”, enfatiza Benício Albano Werner, presidente da Afubra.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here