ACIC promove feirão para tirar consumidores do SCPC

Objetivo é reduzir o número de inadimplentes e fomentar a economia em 2020

0
Acic promoverá ação para que os consumidores regularizem seus CPFs Foto: Fernando Cezar/JC

Associação de Comércio e Indústria de Candelária (ACIC), em parceria com a Câmera de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), realizará entre os dias 28 deste mês e 8 de novembro, um feirão para quitar as dívidas dos consumidores.

O Super Feirão Zero Dívida, reunirá 43 empresas da cidade conveniadas com a Acic e que aderiram a campanha, como dos ramos do comércio, instituições financeiras e bancos, que oportunizarão aos consumidores candelarienses uma possibilidade de renegociarem suas dívidas pendentes e entrar o ano de 2020, sem débitos.

De acordo com o presidente da Acic, Flávio Karnopp, o objetivo é diminuir o número de inadimplentes na cidade e fomentar o comércio no próximo ano. “É algo positivo e vem num momento em que há injeção na economia a partir do FGTS e do 13º salário dos aposentados, o que faz com que as pessoas possam readquirir o poder de compra e recomecem a comprar no crediário, então é unir o útil ao agradável e é algo que vai refletir no comércio, nas empresas e nos próprios consumidores de forma positiva”, ressalta.

Para o diretor do SCPC da Acic, Fernando Lersch, esta oportunidade é uma forma também de ajudar os consumidores a regularizar sua situação. “Muitos querem fazer novos investimentos, mas não conseguem regularizar sua dívida, então com o feirão, será possível quitar de uma forma mais fácil o que se deve e ainda vai fazer com que o consumidor volte a investir”, explica.

CONSULTA
Na sede da associação, será possível realizar a consulta da situação do CPF no banco de dados do SCPC e ter acesso a todas as dívidas pendentes, assim como as lojas e empresas onde os valores estão em débito. No entanto, apenas o titular do CPF pode realizar a consulta. Ela é gratuita e apenas aqueles que quiserem o relatório completo precisarão desembolsar algum valor.

Para saldar e renegociar suas dívidas, basta o consumidor ir até uma das lojas que aderiram ao feirão, as quais estarão identificadas com a marca da promoção em sua fachada, e levar um wisher – considerado um informativo -, que pode ser adquirido também na sede da Acic, após a consulta. “É também um interesse do empresário que essas dívidas sejam quitadas, já que para ele, é melhor uma dívida paga, possibilitando novas oportunidades de investimento, do que ter alguém que não esteja em dia com os pagamentos”, comenta Karnopp.

DADOS
A medida auxiliará também na diminuição do número de pessoas que estão na lista do SCPC. Só nos últimos 12 meses, o número de endividados subiu de 4 mil, entre setembro de 2017 e agosto de 2018, para 4.785 no mesmo período entre 2018 e 2019, o que representa um aumento de 20% no total de inadimplentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui