Até a próxima sexta-feira (20), os candelarienses vão celebrar a Semana Farroupilha, aberta oficialmente na noite dessa sexta-feira (13), pouco depois das 19h. A abertura oficial aconteceu na sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela dos Pampas, com a chegada da centelha crioula, trazida pelo Grupo de Cavaleiros da Entidade. O fogo que deu origem à chama crioula veio de São Lourenço do Sul.
Antes de entregarem a centelha, os 28 cavalarianos fizeram um desfile pelo Centro de Candelária. A cerimônia de abertura contou ainda com apresentação da banda comunitária do Pelotão Mirim e com um minuto de silêncio em homenagem aos dois ex-patrões do Sentinela dos Pampas falecidos nos últimos dias, Vilson Francisco de Moura e Ênio Neri Flores. As bandeiras também foram hasteadas a meio mastro.
Período dos festejos vai ser mais curto
Logo após a abertura oficial da Semana Farroupilha, foi dado início às rondas crioulas no galpão do CTG. Durante todas as noites, candelarienses e visitantes estão convidados a organizar a confraternização com a família, amigos, empresa, e aproveitar as atrações artísticas e culturais organizadas pelo Sentinela dos Pampas.
Neste ano, a patronagem do CTG Sentinela dos Pampas optou por realizar os festejos por somente sete dias. Mesmo com a compactação, a patroa da entidade tradicionalista, Alexandra Ribeiro Bini, garantiu que a programação foi pensada e organizada com muito carinho, levando em conta a qualidade das atrações dos anos anteriores.
Todas as noites será cobrado o valor de R$ 3,00 por pessoa para entrar nas rondas. Esse valor dá direito à utilização da estrutura e, também, à participação em sorteios de brindes. A expectativa da patronagem é de que, a cada noite, pelo menos 500 pessoas passem pela sede da entidade.