Abertura oficial da Expointer é marcada por desfile dos campeões

0
Na cerimônia de abertura, 115 animais, de 89 raças, exibiram suas rosetas e faixas de campeões - Crédito: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Em mais uma edição especial, com público limitado e focado no perfil de negócios, técnico e profissional, a 44ª Expointer foi oficialmente aberta nesta sexta-feira (10/9), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Entre diversas adaptações e protocolos sanitários rigorosos por conta da pandemia, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina manteve o tradicional Desfile dos Campeões, as homenagens e a presença de autoridades no antepenúltimo dia. Entre os presentes na abertura, estavam o governador Eduardo Leite e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

“O agronegócio ousou fazer a Expointer da retomada, impulsionado por uma safra recorde e pelas oportunidades incríveis de mercado abertas pelo novo status sanitário do RS como zona livre de aftosa sem vacinação. Certamente, a Expointer de 2021 é uma feira de colheitas. Colhemos aqui, também, os frutos de uma aposta que se mostrou certeira: fazer uma feira ainda sob os rigores da pandemia, mas de forma controlada, com todos os cuidados.”, disse o governador Eduardo Leite, em seu pronunciamento.

Durante a cerimônia de abertura, 115 animais, de 89 raças diferentes, exibiram suas rosetas e faixas de campeões ao lado de seus cabanheiros e criadores. Todos passaram pelos julgamentos que começaram meses antes da feira, em etapas classificatórias que determinaram o melhor da genética de cada espécie entre os 2.820 animais de argola inscritos. Além do Desfile dos Campeões, o evento incluiu apresentação musical da banda da Brigada Militar, uma exibição do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda – Regimento Osório e manifestações de diversas autoridades presentes no ato.

Também foram entregues a Medalha Assis Brasil, honraria destinada a personalidades com relevante contribuição ao agronegócio, para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e ao superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli. Em seu discurso, a ministra citou números expressivos do agronegócio gaúcho e destacou a sua importância para o país e para o mundo como produtor de alimentos. Além disso, Tereza Cristina entregou em mãos para o governador o certificado oficial da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que reconheceu o RS como área livre de febre aftosa sem vacinação.

Ministra Tereza Cristina entregou ao governador Leite o certificado da OIE que reconhece o RS como área livre de febre aftosa – Crédito: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A 44ª Expointer é uma das poucas feiras agropecuárias realizadas neste ano no país, graças a rigorosos cuidados sanitários, restrição de 15 mil visitantes por dia e atividades de conscientização. A feira conta com 546 expositores espalhados pelos setores de máquinas, veículos automotores, artesanato e Pavilhão da Agricultura Familiar. Foram inscritos nesta edição 4.057 animais rústicos e de argola. O evento se encerra no próximo domingo (12). Os ingressos podem ser adquiridos de forma on-line, por meio do site oficial da Expointer (expointer.rs.gov.br). No portão principal do Parque Assis Brasil, há um centro de atendimento para dar suporte à compra de bilhetes pela internet.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here