Aapecan realiza ação de conscientização sobre câncer de pele

Membros da entidade estiveram na Praça distribuindo material informativo e protetor solar

0
Equipe orientou os passantes sobre os horários de exposição ao sol e a necessidade do uso de protetor solar. Foto: Heloisa Corrêa/JC

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) do Vale do Rio Pardo esteve representada, nesta sexta-feira (14), por uma equipe que se instalou no meio da Praça Alberto Blanchardt da Silveira, das 10h às 15h. Por lá, eles abordaram os passantes para distribuir material informativo – jornal e leque – e porção de protetor solar, além de conversar sobre a importância da prevenção ao câncer de pele.

A escolha desta época para conscientizar a população, conforme a assistente social Claudia Lunardi, é o fato de que, durante o verão, as pessoas estão mais expostas ao sol. “E elas não se preocupam com isso, quase não passam protetor, não prestam atenção ao horário de exposição. É por isso que precisamos falar sobre o câncer de pele, que já o segundo com mais casos no Brasil”, destacou.

Claudia apontou, ainda, a maior incidência de casos na região, tendo em vista que a principal atividade é a agricultura. Devido ao calor, muitos produtores deixam de lado os equipamentos de proteção contra a radiação ultravioleta, bem como o protetor solar, o que acaba favorecendo a ocorrência da doença. “É por isso que tentamos conscientizar a população, tendo em vista que, quando a prevenção falha, o diagnóstico precoce pode salvar vidas”, alertou.

Atualmente, o número de mortes por câncer de pele já se equipara aos de mama e de pulmão. Conforme Claudia, isso acontece porque as pessoas não se dão conta de que uma mancha pode representar tanto perigo. “E quando percebe que não é algo normal, demora para ter acesso a um médico especialista, principalmente pelo SUS, e a doença vai se agravando”, apontou.

SAIBA MAIS

Os sintomas do câncer de pele são manchas assimétricas, que aumentem de tamanho; em alto relevo; e que tenha secreção. A maior parte dos casos aparecem em pessoas com mais de 40 anos, com histórico de exposição ao sol. “Mas isso não quer dizer que os jovens não precisem se proteger. É necessário criar hábitos de cuidados e prevenção”, finalizou.

A Aapecan oferece hospedagem para pacientes em tratamento de câncer, por até seis meses. O período se refere ao tempo de realização de quimioterapia e radioterapia, no Hospital Ana Nery. Para que o paciente se hospede, é necessário um acompanhante, porque não há serviço de enfermagem na Aapecan. A hospedagem não tem custo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui