Luciano Schirmann é convidado da Mandala em evento de encerramento do mês de conscientização

0
Luciano Schirmann, descobriu o autismo aos 42 anos e vai narrar como é a sua experiência na sociedade. Divulgação/JC

Está programado para esta quinta-feira (25) o encontro mensal da Mandala Associação Pró-Autismo de Candelária. A atividade também encerra a programação do mês de Conscientização do Autismo. O evento será realizado no Colégio Nossa Senhora Medianeira, a partir das 19h, e contará com a participação do Venâncio-Airense Luciano Schirmann.

Autista diagnosticado aos 42 anos, o ex-funcionário de um escritório de contabilidade, contará como se identificou portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), sua reação, como é o seu cotidiano e como é o mundo de um autista por quem vive o transtorno diariamente. Schirmann já é conhecido na região por sua habilidade em apresentar a realidade do autismo de forma simples e direta.

Em suas falas, ele busca auxiliar outros autistas por meio de suas experiências, bem como seus familiares, professores e pessoas de convívio na compreensão do TEA. Durante o encontro, ele responderá perguntas do público e apresentará o seu ponto de vista das circunstâncias cotidianas. Após a sua fala, integrantes da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Candelária, explanarão sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado para portadores de deficiências e idosos.

O encontro desta quinta-feira, também servirá para o acolhimento de novas famílias que passam a integrar a Mandala a partir deste mês de abril. Com entrada gratuita, a roda de conversa é aberta a toda a comunidade.

Conforme integrantes da Mandala, a participação em eventos e ações de divulgação do tema foi bastante significativa. Muitas pessoas enviaram fotos ao grupo, com a camiseta da Associação e outras formas de manifestação em apoio à causa do TEA. Estas imagens foram postadas na página da Mandala, demonstrando que a cada dia mais pessoas se conscientizam da importância de falar sobre o assunto.

A Associação frisa que ao longo de todo o ano serão aceitas manifestações em apoio à entidade, considerando esta, uma forma do grupo se perceber abraçado pela comunidade candelariense e da região. Também no mês de abril, a Mandala foi agraciada com uma doação de R$ 800 do Rotary Club de Candelária e com o início do projeto de Equoterapia do grupo Cavalgada da Mulher Gaúcha. Atualmente, cinco autistas já estão recebendo atendimento semanalmente.

 

RIFAS – Ao longo do mês de abril, a Mandala vendeu rifas em benefício à entidade, com prêmios doados pelo comércio de Candelária. O sorteio acontecerá no programa Panorama Geral da Sorriso FM 104.3, no próximo sábado (27) às 10h. Ao todo, são 19 prêmios. As rifas ainda poderão ser adquiridas durante o evento da Mandala na quinta-feira. Traga o seu chimarrão e venha conhecer o trabalho desta entidade sem fins lucrativos que luta pela melhor qualidade de vida de cerca de 40 famílias que hoje vivenciam o autismo em Candelária. Mais informações na página do Facebook ou pelo telefone (51) 996111380.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui