Há uma unanimidade entre a população: o ano de 2020 não vai deixar saudade. Com a chegada do Ano-Novo, nesta sexta-feira (1º), a esperança se renova e a expectativa de dias melhores se torna uma nova realidade. Nesse sentido, na busca por boas notícias e novidades, uma das coisas que já é de praxe e geram curiosidades naqueles que acreditam em forças místicas, é a curiosidade de saber quais os orixás, planetas, números e cores que vão reger o ano que está por chegar.
Para aqueles que cultuam o Batuque, o ano que se inicia será regido por Iemanjá, a Rainha do Mar e mãe de todos os orixás. Junto dela vão reger os orixás Bará Agelú, Odé e Otim. O que isso significa? Que 2021 será um ano de grandes mudanças e de muitas vitórias.
PANDEMIA
Não há dúvidas de que um dos assuntos principais é em relação ao futuro e de quando, de fato, a pandemia de covid-19 irá acabar. Conforme adianta o babalorixá Neto Padilha, o próximo ano deverá iniciar bem parecido com 2020, mas a situação terá prazo de validade. “Vamos ter que conviver com esse vírus ainda por vários anos, pois vai seguir entre nós, mas a tendência é acalmar; a primeira metade de 2021 será idêntica a 2020, mas essa situação vai durar apenas por mais seis meses e depois será parte do nosso passado”, comentou.
Segundo explica, o ano de 2020 teve Xapanã, conhecido como o orixá da vida e da morte e o médico dos pobres, como regente. “Foi um ano muito difícil, com doenças, muita seca e muitas perdas”, disse o babalorixá. Agora, com a regência de Iemanjá, por ela ser a mãe de todos os orixás e, assim como toda mãe ajuda os seus “filhos” a tendência é de ser um ano mais calmo. “Será um ano diferente, mas com características de 2020”, conclui.
FUTURO
Com Iemanjá, o ano de 2021 será muito bom para a agricultura e para a melhora da vida financeira das pessoas. “O ano não será difícil como foi em 2020. Será um ano maravilhoso para os agricultores, que poderão investir sem medo, será um ano onde a fome e a mortalidade infantil irão diminuir e a população em geral terá uma melhora em sua vida na questão do dinheiro”, ressaltou.
Neto Padilha ainda complementa afirmando que haverá muitos empregos e só quem não quiser não irá trabalhar. Haverá abundância de vagas na área da educação e na área do direito. “Muitas coisas boas vão acontecer e vão vir fáceis pois mãe dá, mas o merecimento se dará com o tempo”, disse.
Contudo, a tendência é de que o próximo ano seja abundante em água, pois Iemanjá é a Rainha do Mar. Conforme explica o babalorixá, há o risco de ocorrerem enchentes, temporais com queda de granizo, deslizamentos de terra, tsunamis e maremotos.
E sobre Candelária? Quais as previsões dos orixás para o ano que está por chegar?
Em Candelária, segundo o babalorixá Neto Padilha, 2021 será o ano das caras novas as quais vão surpreender muita gente, em específico na política. Conforme ele, muitos escândalos irão aparecer em relação a coisas que foram feitas em gestões anteriores, as quais serão expostas pelos novos governantes. “O que irão descobrir colocará os governantes antigos em saia justa. Os novos querem mostrar serviço, querem mostrar que são caras novas e vão fazer diferente”, destacou.
De acordo com o babalorixá, isso tudo deverá ocorrer já nos próximos seis meses. “Serão escândalos que deixarão muita gente de boca aberta”, relatou. Ele ainda destacou que alguns dos eleitos não encerrarão o seu mandato, e que a área da saúde será alvo de um grande escândalo de desvio de dinheiro.
PRÓXIMO GOVERNO
A partir da próxima segunda-feira (4), Candelária já estará sob posse do novo governo. As previsões para esta nova governança apontam que haverá muita turbulência no início. “Foram feitas muitas promessas para muita gente. Logo de cara as pessoas vão notar que quem já está no governo irá permanecer e há muita gente nova querendo uma vaga. Os novos governantes vão se sentir na obrigação de botar essas pessoas lá dentro”, comentou o babalorixá. Ele complementa dizendo que haverá casos de corrupção devido a essa questão.
Neto Padilha ainda salientou que há a tendência de a população não reconhecer mais a pessoa do novo prefeito Nestor Ellwanger. “Ele não será mais a mesma pessoa que era quando vice-prefeito. Isso vai desagradar muita gente no início, a oposição vai achar o cúmulo, mas ele vai trabalhar para cumprir todas as promessas”, completou.
