Candelária vai ganhar parque na região central

Espaço de lazer , com mais de 13 mil m², será uma espécie de doação da ITV Urnanismo para o município

0

Com quase duas vezes o tamanho do gramado da Arena do Grêmio e do Beira-Rio e da praça Alberto Blanchard da Silveira, um parque será construído na região central de Candelária, no bairro Nova Germânia, a poucos minutos do centro comercial. Será uma área de 13.408,40 m², sendo 6.896,38 m² de área verde, onde serão plantadas árvores nativas, muitas delas frutíferas, e disponibilizados equipamentos de lazer e esporte. A obra da loteadora ITV Urbanismo, empresa com 83 anos de existência, sediada em Uberlândia (MG) e São Paulo (SP), fará parte do seu futuro loteamento, fruto de uma relação antiga da empresa com a cidade. O espaço é uma doação da ITV para a cidade e será aberto ao público.

Em 1985, o sócio-proprietário da ITV Urbanismo, o empresário Helvécio Alves Carneiro, falecido em maio desse ano, foi o responsável por reativar a obsoleta fábrica de óleo Só Brasil e a transformar na Companhia Agroindustrial de Goiás LTDA (Cagigo), onde será feito o loteamento. Para desempenhar o trabalho, Helvécio Carneiro morou em Candelária, ao lado da esposa Mary Lucy Pereira Carneiro, e admirava a cidade gaúcha, onde fez vários amigos. “Quando se mudou pra Candelária, ele trabalhou dia, noite e até de madrugada para fazer a fábrica voltar a funcionar. Meu pai era uma pessoa a frente do tempo”, disse Rogério Carneiro, filho do empresário.


A gerente de arquitetura da ITV, Daniella Resende, que ao lado da arquiteta e urbanista, Laiza Cunha, desenvolveram o projeto do parque, disse que o local vai atender a todas as idades e é inspirado nas características do município. Para as crianças, será feito um playground com brinquedos de madeira, com a réplica de uma ossada de dinossauro em um tanque de areia, e uma parede que remete ao Aqueduto de Candelária. Para os adolescentes, terá espiribol, e para os adultos, uma estação de ginástica.
Ainda serão construídas a Praça do Luau e a Praça de Jogos e Leitura, com bancos e mesas, e uma Arena Cultural, para eventos da cidade. “Nos inspiramos na própria cidade e aproveitamos ao máximo tudo que já tinha lá. Vamos manter muitas árvores frutíferas já de grande porte, o açude, o pomar e plantar ainda mais árvores frutíferas”, disse Daniella Resende.

A professora de ensino infantil, Andréa Flores Beskow, mora no bairro Nova Germânia, bem ao lado de onde vai ser o parque e não vê a hora da obra ser concluída. Ela acredita que o espaço pode ser aproveitado para as atividades escolares com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Christiano Affonso Greaess, além de ajudar os alunos que frequentam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Ambas instituições são localizadas próximas ao futuro loteamento. “Nunca, nenhum outro loteamento se preocupou em fazer um espaço desse. Quando meus filhos eram pequenos, ficava longe para levá-los na praça central. Eles já chegavam lá cansados. Mas agora vou poder levar meus alunos e, quem sabe um dia, meus netos para o novo parque”, disse Andrea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here