A quinta-feira (16) amanheceu nublada em grande parte do Rio Grande do Sul após o temporal que atingiu o território gaúcho na tarde de quarta. A chuva e o vento causaram estragos em diversas regiões do estado, e há chance de a tormenta ocorrer novamente.
A chuva forte nas cidades do interior, teve um acúmulo de 81 milímetros de água em doze horas. No centro do Estado, registrou 65 milímetros de água no mesmo período.
Com a virada brusca no tempo e lares sendo danificados com a força do vento e da chuva, a impressão foi de que o temporal chegou “do nada”.
— Quando a chuva chega, a primeira pancada é mais forte, chega com tudo, e depois vai enfraquecendo. E daí essa sensação de que veio “do nada” — diz o meteorologista Eduardo Gonçalves, da Somar.
O avanço da frente fria mudará o termômetro. Se na quarta-feira a temperatura mais alta em Candelária foi de 38°C, registrada às 14h, a previsão é de que esfrie rapidamente nesta quinta: às 14h, deve fazer 20°C. O efeito ocorre ao longo das horas, já que o dia amanheceu mais quente.
Fonte: ZH e Emater