
A Apae de Candelária foi contemplada com R$ 14 mil, oriundos do Tri Legal, por meio da Federação das Apaes (Feapaes). O órgão, que compreende todas as Apaes do Rio Grande do Sul, faz editais para a inscrição de projetos e orçamentos, voltados ao desenvolvimento e à manutenção das entidades em cada município.
A diretora da Apae Candelária, Cleidi Marion, explicou que, sempre que alguém compra um Tri Legal, parte do valor é destinado à Feapaes. Ao longo do ano, as Apaes vão sendo sorteadas, conforme a classificação. A Apae Candelária é considerada, atualmente, de pequeno porte. A classificação leva em conta o tamanho da escola, o número de atendidos, entre outras coisas.
O valor recebido pela Apae Candelária vai servir para fazer uma passarela coberta, uma rampa, adquirir móveis, eletrodomésticos, um trocador adaptado, material de limpeza e uma chapa adesiva de identificação. Conforme Cleidi, esse programa oportuniza a manutenção da Apae, garantindo conforto e qualidade aos atendidos. “Nos possibilita pensar maior”, disse.
ENTENDA
A parceria da Feapaes do Rio Grande do Sul com a empresa de capitalização APLICAP, possibilita arrecadar recursos provenientes de títulos de capitalização. A arrecadação desses recursos financeiros possibilita investimentos na manutenção e custeio dos projetos e programas de natureza assistencial realizado pelas Apaes de diversos municípios gaúchos. A de Candelária participa desse programa desde 2017.