Amanhã é o último dia de Feira do Livro

Durante todo o evento, incentivo à leitura e à escrita, além da sustentabilidade, foram os eixos temáticos da programação

0
O contato com os livros é um dos principais objetivos da Feira do Livro. Foto: Heloisa Corrêa/JC

Nesta semana, o espaço sob a Rua Coberta parece um universo paralelo. Quem chega lá esquece os problemas, de maneira que as preocupações passam a ser folhear livros, ler os resumos escondidos nas contracapas, escolher um bom lugar para assistir ao teatro, entre outras coisas que só fazem bem pra alma. Essa é a aura que tem envolvido a 16ª Feira do Livro de Candelária, iniciada nessa terça-feira (26). O evento ainda conta com programação hoje (29) e amanhã (30), para que aqueles que ainda não viveram o “universo feira do livro” tenham sua chance.

O encantamento começou já na noite de terça-feira, com o show dos artistas mirins Thomas Machado e Luiza Barbosa. Eles estrearam na Terra do Botucaraí o espetáculo “Tempo de mágica”, que reúne canções consagradas, músicas dos anos 1980 e 1990, músicas folclóricas e clássicos sul riograndenses.

Durante todo o show, eles se revezaram no palco, sozinhos e em dupla. Uma das músicas cantadas em conjunto foi “Melhores amigos”, recentemente gravada por Thomas e Luiza. Além disso, relembraram sucessos interpretados por eles durante as participações no The Voice Kids.

EXERCÍCIO DE CRIATIVIDADE
Durante todos os dias de Feira do Livro, os estudantes e demais visitantes puderam aproveitar horas do conto, animações culturais, espetáculos teatrais e muito mais. Em virtude de, neste ano, o orçamento para a realização da Feira do Livro estar bastante enxuto, a equipe liderada pelo secretário de Cultura, Jorge Mallmann, teve que exercitar a criatividade, desde as pequenas coisas. “A utilização dos panos nas laterais, por exemplo, trouxe um colorido especial para a feira”, pontuou. Em relação à movimentação, Mallmann afirmou que está dentro das expectativas, levando em conta a greve das escolas estaduais.

O propósito do evento é aproximar as pessoas dos livros e, assim, estimular a leitura. “Acredito que a feira está conseguindo, mais uma vez, cumprir bem a sua missão”, avaliou. A 16ª Feira do Livro é uma realização da Prefeitura de Candelária, através da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com o Sesc, de Cachoeira do Sul.

A recepção é por conta de Seu Tertulino

Neste ano, a Feira do Livro conta com um reforço na equipe. Trata-se de Tertulino Brandão, que veio da Barra do Quaraí para ser o encarregado de recepcionar e entreter os visitantes. Sempre bem pilchado – bombacha amarela, colete vermelho e o lenço que melhor combinar – ele circula pelo espaço, contando seus causos de gaúcho. Há quem não acredite, mas Seu Tertulino está com 72 anos. Viúvo, está de olho nas xiruas da Terra do Botucaraí.

Esse é o personagem criado por Roger Castro, da turma de animadores culturais Vivandeiros da Alegria, que estão presente no evento durante todos os dias. “Ele representa a simplicidade do homem do campo, que traz uma essência respeitosa, gentil”, comentou. Para ele, o personagem dá uma dinâmica diferente à animação e deixa o público mais à vontade.

Programação

>> Sábado – 30/11
13h30 – Festival da Canção Estudantil e apresentação do coral do Cecoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui