PSDB anuncia saída do governo Paulo Butzge

Presidente da sigla informou o prefeito sobre a saída em reunião realizada quarta

0
Presidente do PSDB de Candelária, Márcio Gomes, se reuniu com o prefeito Paulo Butzge para anunciar a decisão. Foto: Arte-final/JC

O PSDB de Candelária anunciou, nesta semana, a decisão de deixar a base do governo Paulo Butzge. A informação foi confirmada nessa quinta-feira (24) pelo presidente do diretório tucano municipal, Márcio Gomes. Segundo ele, Butzge foi informado do desembarque em uma reunião informal, realizada no fim da tarde dessa quarta-feira (23). O motivo da saída é a necessidade de afastamento e transparência para estabelecer uma visão de futuro, no que diz respeito à articulação política para as eleições do ano que vem.

A decisão foi coletiva. Segundo Gomes, executiva e lideranças representativas do partido chegaram ao consenso. “Achamos melhor sair do governo, mas sem qualquer ressentimento. Ontem já agradecemos a oportunidade ao prefeito Paulo, que cumpriu sempre com o que foi acertado conosco, assim como a gente”, relatou. Assim, o PSDB deixa a Administração de maneira amistosa e garante que não fará oposição radical às propostas de Butzge. A saída oficial está marcada para quinta-feira (31).

COMO FICA
O espaço mais expressivo ocupado pelo PSDB no governo Butzge é a secretaria de Educação, comandada pela professora Esther Spengler. De acordo com Gomes, o prefeito se comprometeu em analisar caso a caso os cargos ocupados por tucanos. Já Butzge disse que ainda não sabe o que vai fazer com o comando da pasta. “Com a aproximação das eleições se acentua essa dança das cadeiras. Mas, como de costume, não vou tomar nenhuma atitude precipitada, que vá desequilibrar o bom andamento do governo”, afirmou.
O prefeito disse, ainda, que lamenta a saída do PSDB e que gostaria que permanecessem até o fim do mandato, por questões administrativas.

“Somos um novo PSDB”

De acordo com o presidente do PSDB, Márcio Gomes, desde que assumiu o diretório municipal, ele e demais integrantes estão implementando um novo jeito de fazer política dentro do partido. “Não queremos mais essa política de cargos, que os acertos giram em torno disso e não da comunidade”, afirmou. Para concretizar esse ideal, estão buscando o fortalecimento da sigla, com a criação da Juventude PSDB e do PSDB Mulher. Para Gomes, esse é o melhor jeito de garimpar pessoas com potencial de liderança no município e garantir a soberania do partido.

Até porque, no ano que vem, o PSDB pretende figurar entre uma das chapas majoritárias que vai disputar a Prefeitura. “Estamos em conversas adiantadas com o Progressistas, PTB e PDT, sem descartar a possibilidade de sermos cabeça de chapa ou, até mesmo, encarar o pleito sozinhos”, apostou. O motivo da aproximação com essas siglas, conforme Gomes, se deve ao fato de os projetos serem semelhantes e os exponentes Alan Wagner e Cristina Rohde terem mais chances de candidatura a prefeito ou vice. “Somos um dos maiores partidos de Candelária e até o ano que vem queremos ser o maior em número de filiações”, disse. Atualmente, são cerca de 700 tucanos filiados no município.

Treichel também se despede

A partir desta sexta-feira (25), Marco Treichel não é mais o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca. Ele entregou pedido de exoneração ao prefeito Paulo Butzge alegando que a saída se devia a motivos pessoais. Ainda não há um nome para substituí-lo.

Contudo, o presidente do PSB, partido ao qual o prefeito e Treichel são filiados, Juarez Cândido, apontou um motivo bem específico para a saída: o ex-secretário não estaria apoiando a possível candidatura do vice-prefeito Nestor Ellwanger, o Rim.

O fato teria levado a Executiva da sigla a pressionar Treichel para que mudasse de atitude ou abrisse mão do cargo no governo Butzge. O prefeito disse que não tem conhecimento sobre esse diálogo. “Somos do mesmo partido e ele foi um ótimo secretário. Não tenho que questionar os motivos dele”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui