Garra, união e foco para vencer a 25ª Gincana

Xavantes, Aldeia Missioneira e Charrua iniciaram a disputa nessa quinta-feira (26), com o show

0
Representantes das três equipes destacam aprendizado a respeito da cultura do Rio Grande do Sul, além da união dos alunos. Foto: Heloisa Corrêa/JC

Foi com três belíssimos shows culturais, protagonizados pelas equipes Aldeia Missioneira, Charrua e Xavantes, que o Colégio Nossa Senhora Medianeira deu a largada para a 25ª Gincana Farroupilha, na noite dessa quinta-feira (26). Abordando o tema “Reduções Jesuíticas e os Sete Povos das Missões”, os alunos utilizaram danças, músicas e encenações para contar a história dos índios, desde a catequização até a exterminação desses povos.

A primeira equipe a se apresentar foi a Charrua, de cor verde. Em seguida, o time vermelho, que leva o nome de Aldeia Missioneira, ocupou a quadra do Ginásio João Corrêa. Para encerrar a tarefa mais importante da gincana, a equipe Xavantes, a amarela, mostrou o trabalho desenvolvido nas últimas três semanas.

Um dos representantes da Xavantes, o aluno do 3º ano do Curso Normal, Gabriel Julian da Rosa Barbosa, disse que a equipe se preocupou em levar até o público um enredo encaixado, que causasse surpresa. Para isso, apostaram em elementos como uma igreja feita em madeira, de quatro metros de altura. Já os representantes das outras equipes citaram a aproximação com o contexto histórico como principal diferencial.

Para retratar a realidade dos índios em meados dos séculos XVII e XVIII a equipe Charrua se dedicou muito à pesquisa. “Procuramos trazer elementos que passassem emoção ao público, além da característica guerreira do povo indígena”, destacou o representante do time verde, Guilherme Sousa Gomes, aluno do 1º ano do Ensino Médio.

A vontade de entregar um show perfeito e que retratasse os acontecimentos históricos, segundo a representante da Aldeia Missioneira, Milena Braga, aluna do 1º Ensino Médio, fez com que até os últimos ensaios fossem ajustados detalhes e incluídos números de dança e canto. “Aprendemos muito ao preparar o show, porque foi um tema diferente, que envolveu muita pesquisa”, contou.

MAIS PROVAS
Ainda na noite de ontem, depois dos shows, as equipes precisaram contar com a destreza de alguns alunos para encher linguiça. Outros declamaram uma poesia de autoria das equipes, que elencavam pelo menos 30 nomes de equipes que fizeram história ao longo dos 25 anos de Gincana Farroupilha.

Hoje à noite tem mais tarefas artísticas, que são gratuitas e abertas ao público. De acordo com o diretor do Colégio Medianeira, Alan Wagner, uma das provas é a representação de um músico gaúcho por cada equipe, tarefa que promete divertir o público. Além disso, também haverá festival da canção e apresentação de um instrumento musical feito com sucata.

Hoje vai ter tarefa durante todo o dia

De acordo com o diretor do Colégio Nossa Senhora Medianeira, Alan Wagner, hoje (27) os alunos vão cansar. A comissão organizadora preparou 45 tarefas para esta sexta-feira, mas ele acredita que somente, 30 sejam aplicadas, devido ao tempo hábil. Todas as provas vão acontecer dentro das dependências da escola. “Vamos começar com a tradicional tarefa do hino, que reúne toda a equipe no ginásio e, no decorrer do dia, os alunos serão testados em provas relâmpago, ou que envolvem culinária”, explicou.

Para facilitar a participação de todos os alunos, a comissão organizadora preparou algumas tarefas exclusivamente para os mais jovens. “Em alguns momentos, a participação será obrigatoriamente dos 6º, 7º e 8º anos, para que haja envolvimento e eles também se engajem na luta que é de toda equipe”, destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui