
Candelária será o grande palco do basquete brasileiro neste final de semana (6, 7 e 8 de setembro). A cidade sedia o principal campeonato de clubes femininos da região sul do Brasil, e um dos mais importantes do país, o Campeonato Sul-brasileiro de Clubes Adulto Feminino.
A disputa reunirá quatro equipes dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, todas campeãs estaduais, mais a equipe vice-campeã paranaense, que jogam entre si para conquistar o título de principal equipe da região sul do Brasil.
Entre as equipes que participarão, haverá a presença do Basquete Blumenau, time que disputa a Liga Brasileira de Basquete, e caiu nas quartas de final na última edição do principal campeonato do país. Ela contém em seu elenco o atual auxiliar técnico da seleção brasileira feminina como treinador, João Camargo, além de atletas da seleção vencedora da medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de Lima 2019.
PRESENÇA DE OURO
Também participarão do campeonato, as tradicionais equipes paranaenses do Foz Basquete, de Foz do Iguaçu, e do Novo Basquete Ponta Grossa, de Ponta Grossa, as quais também terão em seu elenco, atletas medalhistas pela seleção brasileira neste ano e também do passado, como a pivô Alessandra, campeã mundial pela seleção em 1994, medalhista de prata nas Olimpíadas de Atlanta, no Estados Unidos, em 1996, e de bronze em Sydney, na Austrália, em 2000. Ela integra o grupo do Novo Basquete Ponta Grossa.
PELO RIO GRANDE
Representando Candelária e o Rio Grande do Sul, a Associação Esportiva Flyboys, treinada pelo técnico Ricardo Ellwanger, foi convidada pela Federação Gaúcha de Basquete para participar da disputa. O convite se deu por todo o trabalho do clube realizado com meninas em diversas categorias de base até o adulto.
Segundo Ricardo, este será um evento único na história esportiva do município. “É um campeonato que há cerca de cinco anos não era realizado no Estado, e talvez seja o principal torneio esportivo que a cidade já recebeu. Então é um orgulho a federação ter nos indicado para sediar algo tão grandioso para o esporte do município”, destaca.
Para a competição, o Flyboys irá com uma mescla entre atletas do adulto e também das categorias de base. A expectativa para o campeonato, no entanto, é de mostrar o trabalho desenvolvido na cidade em prol do basquete e também evidenciar os talentos existem no município. “Sabemos da diferença de estrutura, organização e apoio que essas equipes têm. São times profissionais que disputam a liga brasileira por isso teremos dificuldades técnicas, visto que a nossa equipe adulta ainda está em um nível amador, sem atletas assalarias e muitas meninas da base, porém, acima disso, vejo o campeonato com a importância de fazer com que nossas meninas sejam colocadas em uma vitrine para que possam alcançar voos maiores”, ressalta o treinador Ricardo.
As equipes já estarão na cidade a partir de quinta-feira, e o campeonato será disputado no Ginásio Dr. Gomes, no Parque de Eventos Itamar Vezentini. Ao todo serão dois jogos por dia. Na sexta-feira (6), os confrontos iniciam a partir das 18h30, com a cerimônia de abertura oficial marcada para as 20h. No sábado (7), os jogos começam a partir das 14h, e no domingo (8), quando será disputada a decisão da competição, os jogos iniciam às 8h30, com final marcada para as 10h30.
CONFIRA A TABELA DE JOGOS:
Sexta-feira (6):
>>18h – Blumenau Basquete (SC) x Foz Basquete (PR)
>>20h – Cerimônia de Abertura
>>20h30 – Flyboys (RS) x NBPG (PR)
Sábado (7):
>>14h – Vencedor jogo 1 x Perdedor jogo 2
>>16h – Vencedor jogo 2 x Perdedor jogo 1
Domingo (8):
>>08h30 – Perdedor jogo 2 x Perdedor Jogo 1
>>10h30 – Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2 (final)