
Quem circulou pela Rua Coberta, no Centro da cidade, nas últimas duas semanas, tem notado diversas alterações, como a interrupção da circulação de carros na via, buracos nos canteiros, e caminhões e funcionários da secretaria de Obras atuando no local. A explicação é relacionada a execução de um projeto de iluminação que fará a mudança em todas as instalações elétricas do espaço público.
Com investimento de R$ 71 mil, utilizando recursos do Fundo de Iluminação Pública, a obra prevê a melhoria da iluminação e também a renovação das instalações elétricas do local. Ao todo, serão instalados 28 refletores e 14 luminárias de LED, os quais terão em seu sistema, a oportunidade de troca de cores quando necessário, a partir de um controle remoto, em datas específicas do ano, como para marcar o Outubro Rosa, mês de conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, onde o local poderá apresentar iluminação temática na cor rosa para incentivar a campanha, entre outras datas.
Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, toda a fiação, como também a instalação elétrica era bastante precária. “Nós tínhamos uma carência de melhora na rede, pois desde a inauguração da rua, ela estava longe do ideal para a segurança como para a luminosidade do local”, explica.
Além da iluminação, também foi feito o aterramento e melhorias nas instalações que irão contemplar as normas técnicas de segurança exigidas, bem como facilitar a utilização da energia da via quando forem realizados eventos. Para isso, foram colocadas diversos pontos com tomadas para o palco de shows e também em diversos postes estratégicos, para que expositores possam utilizar a rede sem maiores problemas.
Sobre a tecnologia a ser utilizada, o secretário expõe que tudo foi pensado para ser prático e mais bem executado. “Com essa nova iluminação, novas possibilidades podem ser agregadas, desde um controle melhor sobre o tempo para o uso da iluminação pública, como também para ações desenvolvidas na cidade, como o Outubro Rosa”, ressalta.
De acordo com o secretário, a obra tem a expectativa de ser entregue nos próximos 30 dias.