Bandas se preparam para a caminhada cívica

Semana da Pátria inicia neste domingo e será encerrada com o grande desfile no sábado, 7 de setembro, na Avenida Pereira Rêgo

0
Banda do Colégio Medianeira terá o maior contingente neste ano, com 54 componentes e 77 balizas Fotos: Fernando Cezar

Com a proximidade do 7 de Setembro, data onde se comemora o Dia da Independência do Brasil, quem circula pelas ruas do município, já pode ver e ouvir o característico rufar dos tambores tomando conta das vias do centro da cidade. É nesse clima que Candelária se prepara para mais uma semana de homenagem à pátria.

Com solenidade marcada para este domingo (1º), a Semana da Pátria terá início na Praça Alberto Blanchardt da Silveira, a partir das 8h, ao lado do Coreto, com o hasteamento das bandeiras e acendimento da pira da Pátria, os quais ficarão a cargo de autoridades municipais e do Pelotão Mirim da Brigada Militar. Para o arriamento, quem deverá realizar a cerimônia, é o grupo de Escoteiros Botucaraí. Além do domingo, estão previstos hasteamento e arriamento das bandeiras todos os dias, às 8h30 e às 16h30, por turmas das escolas do município e equipes diretivas, até a data da caminhada.

CAMINHADA
A caminhada cívica, ponto alto da semana da Pátria em Candelária, está prevista para ser realizada no dia 7 de setembro, sábado, a partir das 8h30, na Avenida Pereira Rêgo, no centro de Candelária. O local de início da parada será na esquina do Banco do Brasil, com dispersão em frente à Casa Radünz. Com sucesso de público todos os anos, a expectativa é de atrair centenas de candelarienses para prestigiar o desfile.
Caso chova no dia do desfile, a data será transferida para o dia seguinte, domingo, 8 de setembro.

BANDAS MARCIAIS
Tradicionais todos os anos na Caminhada Cívica, a presença das bandas marciais e das balizas está confirmada. Ao todo serão quatro bandas, três das escolas do município e uma do Pelotão Mirim da Brigada Militar. Os ensaios, em algumas delas, iniciaram ainda em maio e a expectativa é de que a população candelariense possa presenciar mais um grande espetáculo por parte dos alunos em respeito e amor à pátria.

Neste ano, o maior contingente será formado pelo Colégio Medianeira. Com 54 componentes, a banda levará para a avenida fuzileiros, tarois, bumbos, pratos e instrumento de sopro, e tocará um total de 12 cadências e de três a quatro músicas, intercaladas durante a caminhada. A coordenação geral fica a cargo do professor de música, Francisco Veloso, o Xixico, responsável pelo ensaio e a regência da banda da escola.

Os ensaios estão sendo feitos desde o mês passado, duas vezes na semana, assim como as balizas, que devem ter 77 componentes, entre meninas e apoio. O diretor do Colégio Medianeira, Alan Patrick Wagner, destaca que a escola pretende fazer bonito na avenida. “Nossas cadências já estão bem encaminhadas, assim como a preparação das balizas que está bem adiantada, por isso esperamos promover um belo espetáculo”, comenta.
Outro tradicional educandário que também estará com a sua banda marcial na avenida Pereira Rêgo, a EEEM Guia Lopes, realiza ensaios desde o mês de maio, quatro vezes por semana. A banda, que contém 34 componentes entre alunos do ensino fundamental e médio, tocará nove cadências e, assim como o Colégio Medianeira, terá balizas para abrir o pelotão.

A diretora da escola, Ana Luisa Brandt, comenta que os alunos estão empenhados em fazer uma boa apresentação na caminhada cívica. “Eles estão bem focados, apesar de termos certa dificuldade, pois temos alunos que estudam ou trabalham nos horários dos ensaios, a expectativa é que possamos fazer uma boa exibição na avenida”, destaca.

Os ensaios são conduzidos pelo voluntário Altamar Gomes da Silva, militar da reserva que está auxiliando o grupo. A coordenação musical está a cargo também de Francisco Velozo, o Xixico, e a regência da banda, será feita pela aluna Júlia Corrêa, do segundo ano do ensino médio da escola.

 

Banda marcial do Guia Lopes ensaia desde maio, quatro vezes na semana, e promete fazer bonito na avenida

Xixico também está à frente da coordenação da primeira banda que passará pela caminhada cívica, a do Pelotão Mirim da Brigada Militar, a qual é um projeto da prefeitura com a Brigada Militar e a Associação Cultural Érico Veríssimo (Acev), que abrange alunos de diversas escolas, com idade entre 9 e 14 anos.

Composta por 20 componentes, a banda que ensaia constantemente durante o ano, apresentará três músicas e apenas uma cadência contínua durante todo o percurso.
Por fim, a banda marcial da EMEF São Paulo, localizada na Linha do Rio, no interior, está ensaiando continuamente desde julho, para deixar sua marca no desfile. A banda, composta por 20 alunos, é coordenada por Astor Gewehr Júnior, e tem a intenção de tocar nove cadências na caminhada.

A diretora da escola, Rosane Beise, expõe que apesar do pouco tempo ensaio, os alunos já estão afinados. “Por atendermos 14 localidades no interior, algumas dificuldades ocorrem, como a falta de alguns participantes nos ensaio, mas no geral, tudo está fluindo muito bem, e pelo pouco tempo, vemos que eles podem fazer bonito no dia sete”, relata.

Confira a programação da Semana da Pátria:

>>Abertura: 1º de setembro – hasteamento das bandeiras e acendimento da pira da Pátria
Local: Praça Alberto Blanchardt da Silveira
Horário: 8h

>>De 2 a 6 de setembro: hasteamento e arriamento das bandeiras realizado por escolar e equipes diretivas do município, às 8h e às 16h30.

>>Caminhada Cívica de 7 de Setembro, com início na esquina do Banco do Brasil, a partir das 8h30, com dispersão em frente à Casa Radünz.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui